Vitaminado de fitoterápicos para desintoxicar o fígado

Quando começamos a tratar uma pessoa com fitoterapia, a depuração é um dos primeiros passos a se por em prática. Isso significa colocar para fora todas as Toxinas e Impurezas acumuladas pela poluição ambiental, agrotóxicos dos alimentos, dietas desbalanceadas, ingestão de alimentos químicos, excesso de gorduras, sedentarismo e muitos outros hábitos nocivos ao bom funcionamento do corpo.

O STRESS é um agravante desse quadro de intoxicação, pois a condição cria um estado de tensão que, por si só, inibe as funções excretoras do organismo. Enquanto a capacidade de eliminação do corpo é maior do que a exposição e ingestão de substâncias nocivas, o organismo funciona bem, mas quando esta capacidade não consegue acompanhar este ritmo, sobrevém à intoxicação.

Durante o uso da fitoterapia, o processo de DEPURAÇÃO é importante e deve ser utilizado como um RECURSO de DESINTOXICAÇÃO. Quando uma pessoa está muito intoxicada, a condição real é que o organismo não administra mais nada que lhe for ofertado. Com o objetivo de facilitar a digestão, a combinação de alimentos harmônicos e funcionais vem se tornando uma pratica mais e mais aceita como uma necessidade. Portanto, considere as combinações alimentares como um processo de transformação e cura: digestiva e afetiva e auxiliar a perda de peso.

 

Leite de arroz

0817-Receitas-Vitaminado-de-fitoterápicos-para-desintoxicar-o-fígado-SITE-02

Um poderoso desintoxicante, o leite de arroz “descansa” os órgãos do corpo.

Esse produto tem proteínas, vitamina B1 e niacina, que são responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia. Preparo: Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.

 

Abacate

0817-Receitas-Vitaminado-de-fitoterápicos-para-desintoxicar-o-fígado-SITE-03

Funções terapêuticas do abacate: antiinflamatório, protetor do fígado; contém testerol e lecitina, que agem contra artrose, gota e reumatismo; melhora o funcionamento gastrintestinal; age nas diarreias e combate vermes, como a tênia.

 

Silimarina

Ação antioxidante; hepatoprotetora (melhora a atividade dos hepatócitos e â a carcinogênese hepática); antiinflamatória e anticancerígena. O efeito da silimarina na prevenção da destruição do fígado e na ampliação de sua função relaciona-se grandemente com sua capacidade de inibir os fatores responsáveis pelo dano hepático, isto é, radicais livres e leucotrienos. O resultado é um aumento na produção de novas células hepáticas apara substituir as danificadas. Isso demonstra que a silimarina exerce um efeito protetor e restaurador sobre o fígado.

A silimarina impede o dano dos radicais livres, atuando como antioxidante e é muitas vezes mais potente na atividade antioxidante do que a vitamina E.

 

Hortelã

0817-Receitas-Vitaminado-de-fitoterápicos-para-desintoxicar-o-fígado-SITE-04.

Relaxamento da musculatura GI

Aumenta produção e secreção biliar (digestão de lipídios)

 

Chá verde

0817-Receitas-Vitaminado-de-fitoterápicos-para-desintoxicar-o-fígado-SITE-05

Ação antioxidante e suporte às enzimas da Fase 2, através de compostos fenólicos como a quercetina, catequinas (epigalocatequina 3-galato) e teaflavinas.

 

Gengibre

0817-Receitas-Vitaminado-de-fitoterápicos-para-desintoxicar-o-fígado-SITE-06

Rico em gingerol e gingerdiona, fitoquímicos com importante ação antiinflamatória.

Além disso, estudos têm apontado importante ação antiemética do gengibre

 

Dicas do CNC

Neste mês de agosto, depois dos abusos dos chocolates quentes, quentão, doces de festa junina, vamos desintoxicar nosso fígado com uma receita espetacular de Vitaminado de Fitoterápicos.

 

Sugestão de Receita

Vitaminado de fitoterápicos

0817-Receitas-Vitaminado-de-fitoterápicos-para-desintoxicar-o-fígado-site

Ingredientes
  • 1 unidade de mamão papaia
  • 2 rodelas de abacaxi
  • 150 ml de suco de acerola
  • 6 folhas de hortelã
  • 1 maça
  • 3 colheres de sopa de granola sem açúcar

 

Modo de Preparo

Picar as frutas, acrescentar no suco de acerola, juntamente com as folhas de hortelã. Salpicar a salda de fruta com a granola.