Nutrição – Cabelos & Unhas

0503-Manual-nutrição-e-estética-22-cabelos-e-unhas

Os cabelos compõem-se 90% da proteína queratina que contêm, na sua estrutura, 18 aminoácidos, 8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico, e 2% dos minerais de ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

O ressecamento é o primeiro sinal de que os cabelos estão desnutridos, sendo que a perda da umidade dos fios provoca uma diminuição da coesão entre as células, facilitando com que eles se quebrem. Qualquer fator do organismo que reduza a síntese de proteínas repercutirá sobre o crescimento dos cabelos Regimes radicais ou estados de desnutrição com falta de proteínas, vitaminas ou óleos essenciais aumentam o número de folículos em fase de repouso, determinando o afinamento, a perda do brilho e a interrupção do crescimento dos fios.

 

Nutrição dos cabelos

0503-Manual-nutrição-e-estética-23-cabelos-e-unhas

 

Betacaroteno (vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa), a vitamina A (fígado, na gema de ovo, no leite em seus derivados) e B (vísceras, carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes) ajudam na síntese de todos os tecidos do corpo, assim também são necessários para o crescimento do cabelo.

 

Zinco (existente nas ostras, fígado, leite e farelo de trigo) estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Aminoácidos, lisina, cisteína e prolina (encontrados em carnes), são as matérias-primas para a construção dos fios. Uma alimentação equilibrada ajuda na boa saúde dos cabelos, mas fatores com a hereditariedade, estresse, e medicamentos têm grande influência na integridade dos fios.

Biotina (encontrados em fígado, rim, ovos, peixes, castanhos e nozes) pode prevenir a progressão da calvície e restaurar o cabelo, apenas nas condições em que seu déficit seja a causa básica do problema. .

Cisteína (fonte alho, cebola, brócolis, couve-de-bruxelas, aveia e germem de trigo) indicada para queda de cabelo. Deve ser ingerida associada com vitamina C (limão, acerola, abacaxi, maracujá).

Vitamina B12 (levedo de cerveja, cereais integrais, leite, vegetais verde, batata, peixes, ovos e carnes) sua deficiência pode apresentar quadro de alopecia, engrisalhamento precoce, ressecamento cutâneo, e fragilidade das unhas.

Vitamina B2 (abacate, amêndoa, nozes, castanha, soja, brócolis, espinafre, carne, verduras, ovos e ervilha) indispensável ao crescimento celular, responsável pela manutenção e integridade de tecidos plásticos pele, unhas e cabelo.

Zinco (ostra, carne, aves, castanha de caju, amêndoas e feijão) é necessário à síntese de proteína que carreiam a vitamina A através do sangue; libera a vitamina A estocada no fígado e regula os níveis de vitamina circulante, tornando disponível nos tecidos.

 

Nutrição e as Unhas

0503-Manual-nutrição-e-estética-24-cabelos-e-unhas

As unhas são formadas de uma proteína fibrosa denominada queratina e ajudam a proteger as pontas dos dedos das mãos e pés. Além disso, quando apresentam alguma irregularidade podem ser indicadores de algum problema de saúde ou deficiência nutricional

Para mantê-las sempre bonitas e saudáveis é preciso uma boa alimentação, manter bons hábitos alimentares auxilia no crescimento e na saúde das unhas.

A nutrição desempenha um papel muito importante na aparência e aspecto da unha. A ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B pode provocar listras nas unhas e a falta de cálcio pode torná-las secas e quebradiças. A deficiência de vitamina C e ácido fólico pode ter uma responsabilidade parcial pelo aparecimento de problemas nas unhas

A biotina e as demais vitaminas do complexo B juntamente com aminoácidos, vitaminas C e E, auxiliam o corpo a produzir queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes

 

Importante incluir

Alimentos na rotina alimentar e garantir a saúde e beleza das unhas. São eles:

Fontes de vitamina C: Laranja, pimentão amarelo, mamão e morango.

Fontes de vitamina E: Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais.

Fontes de biotina: peixe de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais.

Fontes de vitaminas do Complexo B: ovo, carne, aves e leite.

Manter uma alimentação saudável e equilibrada garante a saúde para o corpo, por isso, a nutrição é fundamental para a vitalidade e aparência das unhas, pois quando bem tratadas e bonitas são consideradas sinais de beleza.

 

Esta publicação faz parte do Manual da Mulher Esteticamente Saudável, do Centro Nutrição Celuar. Confira os outros posts desta série: