Alimentos funcionais, o próprio nome já diz: Funciona!

São os chamados alimentos funcionais – aqueles que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos à saúde humana

0503-Manual-nutrição-e-estética-25-Alimentos-Funcionais

Sendo assim, a alimentação com esses alimentos é muito importante para combater o envelhecimento, tanto dos nossos órgãos, quanto da nossa pele.

Isto ocorre porque a produção de radicais livres é reduzida quando você retira da alimentação substâncias que aumentam a sua produção, como por exemplo aditivos químicos como corantes, conservantes, emulsificantes, acidificantes e muitos outros, excesso de gorduras saturadas e trans ou ainda alimentos com calorias vazias, ou seja, possuem calorias, mas não outros nutrientes benéficos. Estas substâncias são encontradas em grande quantidade em produtos industrializados de uma maneira geral e fast foods.

Além disso, através de uma alimentação adequada, nossas células irão receber os nutrientes que vão neutralizar a ação negativa dos radicais produzidos por qualquer causa, seja pela poluição, excesso de atividade física, estresse, ou mesmo os danos provocados pelos radicais produzidos normalmente pelo nosso organismo. Desta forma a alimentação efetivamente pode diminuir o risco do desenvolvimento envelhecimento precoce.

Veja alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a nutrir nossas células e diminuir o risco do envelhecimento precoce, lembrando que a melhor opção vai depender de cada indivíduo, portanto, o ideal é procurar o aconselhamento de um nutricionista São eles:

 

Açaí:

0503-Manual-nutrição-e-estética-26-acai

Rico em fitoquímicos como as antocianinas e proantocianinas que são importantes antioxidantes. Ingerir de meia a uma porção por dia.

 

Aveia:

0503-Manual-nutrição-e-estética-10-Aveia

Contém beta-glucanas que diminuem o desenvolvimento da inflamação cutânea, diminuindo o processo inflamatório que eleva o estresse orgânico, produzindo mais radicais livres. Consumir 1 colher de sopa de aveia por dia.

 

Chá verde:

0503-Manual-nutrição-e-estética-27-cha-verde

Riquíssimo em catequinas e polifenóis, melhora a formação de colágeno e inibe o aparecimento de células cancerígenas na pele. Ingerir de 3 a 4 xícaras de chá por dia, de preferência longe das refeições. Evite consumir o chá verde no período noturno pois possui cafeína e pode alterar o sono.

 

Gergelim:

0503-Manual-nutrição-e-estética-28-gergilim

rico em antioxidantes, diminuindo os danos causados pelos radicais livres na pele. Consumir 1 colher de sopa por dia.

 

Soja:

0503-Manual-nutrição-e-estética-29-soja

Possui isoflavonas que diminuem o processo inflamatório da pele. O extrato de soja também pode aumentar a síntese de colágeno, o que pode retardar o envelhecimento cutâneo. Para garantir todos seus efeitos tem que ingerir 25g de proteína da soja.

 

Tomate, goiaba e melancia:

0503-Manual-nutrição-e-estética-30-tomate-goiaba-melancia

ricos em licopeno (confere a coloração vermelha aos alimentos), possui atividade antioxidante e auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer. Também diminui o processo inflamatório. Consumir duas porções ao dia, de preferência cozidos ou processados para melhor aproveitamento do licopeno.

 

Pele desidratada:

controlar o sal e alimentos enriquecidos com sal, como embutidos e enlatados. Consumir muita água, água-de-coco e frutas como melancia, pera e melão.

Acne:

evitar frituras em geral, por provocar desequilíbrio de hormônios, um dos responsáveis por estimular o aparecimento de acnes. O consumo de gorduras ricas em ácido graxo, como abacate, de vitamina E e de alimentos com substâncias antioxidantes, como óleos de girassol, canola, sementes e castanhas em geral, ajuda a combater cravos e espinhas.

Rugas:

também evitar frituras em geral e gorduras saturadas, responsáveis por oxidar as células, causando o envelhecimento. Consumir uma dieta rica em vitaminas e alimentos com poder antioxidante, como vitamina C, E e B12, goiaba, legumes, verduras e frutas verdes e laranjas –ricos em betacarotenos–, como espinafre, rúcula, laranja e abóbora, espinafre, além de ovo e fígado.

Celulite:

Trocar o consumo das gorduras saturadas por insaturadas (usar óleo de girassol, de canola e azeites). Controlar o consumo de sal para evitar o acúmulo de líquidos –usá-lo no cozimento, e não diretamente sobre a comida. Além de ingerir muita água, beber chá de alecrim, carqueja ou de gengibre.

Cabelo e unha:

A falta do consumo de carne pode enfraquecer cabelos e unhas, que são formados de proteína. Indica-se o consumo de alimentos ricos em complexo B, como lentilhas, cereais e gérmen de trigo, e em ômegas 3 e 6, encontrados em peixes de águas salgadas profundas.

 

Esta publicação faz parte do Manual da Mulher Esteticamente Saudável, do Centro Nutrição Celuar. Confira os outros posts desta série: