Manual da Sopa Inteligente

O inverno e nosso metabolismo!

O inverno facilita a perda de peso, acelerando o metabolismo, com dieta certa.

O clima tem relação direta com a nossa disposição. Para manter a nossa temperatura interna estável, o nosso corpo gasta energia. No tempo frio, esse gasto energético aumenta naturalmente e, por isso, tendemos a ficar mais quietos e preguiçosos, preservando nossas reservas.

 

0702-Manual-Sopa-Inteligente-site

 

No inverno, o metabolismo funciona mais devagar e a preguiça realmente se instala. O que, num dia mais quente, você faria em minutos, pode levar horas num dia mais frio e nem adianta ficar se culpando por causa isso. Mas se a lentidão chegou num nível que já incomoda, o jeito é aprender a dar um jeito nela.

A boa notícia é que o consumo de alguns alimentos termogênicos estimula o funcionamento do intestino, acelerando este processo metabólico. Esse tipo de comida, durante o seu processamento orgânico, aumenta o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, os termogênicos contribuem para queimar calorias e ajudam a emagrecer. Portanto, para terem esse efeito, eles devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia.

gengibre

Os principais termogênicos são a pimenta caiena (aumenta a circulação, melhora a digestão e aumenta a temperatura do corpo), o gengibre (aumenta o metabolismo em 20%) e o chá verde (acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo).

Outros alimentos que auxiliam a digestão é o grupo das fibras, presentes em frutas, hortaliças, farelos integrais (milho e trigo), grãos, nozes, castanhas, amêndoas, amendoins e leguminosas (ervilha, feijão e lentilha).

Portanto, o inverno é um bom período para começar aquela dieta e chegar ao verão com um corpo em forma. Com o nosso organismo mais acelerado, queimamos mais gorduras para produzir mais energia e nos aquecer.

Então, aproveitando o clima e os alimentos funcionais, nada melhor que a dieta da sopa da Sopa Inteligente, que você mesmo prepara, levando em conta as suas necessidades, além da perda de peso..

Perca peso, desintoxique e embeleze, melhorando suas deficiências nutricionais, segundo seus sinais e sintomas.

 

O Questionário dos Ingredientes

Como uma verdadeira “Sopa Inteligente”, ela pode ser montada por você mesmo.

E é muito simples: basta você responder ao Questionário dos Ingredientes que foi especialmente elaborado para preencher as deficiências orgânicas que você apontar como “Sinais e Sintomas” que você percebe em seu cotidiano.

Responda o questionário, assinalando os sintomas que você apresenta:

0612-manual-sopa-inteligente-tabela

 

0699-manual-sopa-inteligente

A MONTAGEM DA SOPA INTELIGENTE

Agora vamos montar sua sopa inteligente:

Para começar, vamos preparar a chamada Sopa Base, pois é sobre ela que você irá acrescentar todos os ingredientes que se encontram a frente dos Sinais e Sintomas, por você, assinalados no questionário.

1º Passo – A Sopa Base

Para o preparo da sopa base, escolha um legume colorido, um legume branco, um tipo de verdura, uma leguminosa, alguns temperos e mais um complemento. Caso não assinalou nenhum sintoma, faça somente a sopa básica com 2 alimentos de cada grupo:

Legumes coloridos

Cenoura, chuchu, abobrinha, milho, couve-flor, beterraba, tomate berinjela, quiabo, giló e aspargo.

Legumes brancos

Cará, inhame, mandioquinha e aipo.

Verdura

Chicória, agrião, espinafre, repolho, couve, acelga, alface e rúcula.

Leguminosa

feijão, ervilha e lentilha.

Temperos

Alho, cebola, urucum, cheiro verde, salsinha e pimenta caiena.

Complementos

Semente de girassol, aveia, trigo sarraceno, gemem de trigo e gengibre.

 

2º Passo:

Depois que escolheu um alimento de cada grupo, acrescentar os alimentos que você assinalou no Questionário dos Ingredientes.

 

3º Passo: Modo de preparar a sopa

Evite usar muita água e deixar o alimento no fogo por muito tempo. Prefira cozinhar no vapor ou no micro-ondas, com pouca água.

Não desperdice a água em que se cozinharam vegetais. Reaproveite-a em sopas ou no preparo de massas ou arroz.

Corte os vegetais imediatamente antes de usá-los e em pedaços grandes. Pedaços pequenos implicam contato maior, multiplicando a perda de nutrientes.

Não fritar as carnes. O contato com o calor intenso forma uma camada que bloqueia a perda de nutrientes. A carne deve ser cozida junto com os vegetais.

 

4º Passo: Técnicas de congelamento

Faça sempre o resfriamento rápido em pratos prontos, colocando o alimento sobre um recipiente com água e gelo para esfriar rapidamente.

Tome cuidado com a higiene.

Não sobrecarregue o freezer. Deixe espaço entre os recipientes para que o congelamento se processe mais rapidamente.

O tempo de estocagem vai variar de acordo com o tipo de alimento. Pratos prontos costumam ficar em bom estado no congelador por até 3 meses, desde que bem acondicionados.

 

inverno

 

5º Passo: Dicas dietéticas para o preparo da sopa.

Como conservar os alimentos sem perder os nutrientes (vitaminas e minerais)

Por exemplo: vegetais e legumes podem perder até 50% das suas vitaminas (complexo B e vitamina C) quando picados e cozidos. Isto porque alguns desses nutrientes dissolvem-se na água, a qual, geralmente, não é aproveitada; ou porque alguns desses nutrientes são termossensíveis, ou seja, são destruídos pelo calor empregado durante a confecção da sopa.

Seleção e Compras dos alimentos

A selecção é um dos fatores que mais influenciam na preparação final da sopa. A boa aparência dos alimentos sempre é sinal de uma boa oferta de nutrientes. Frutas e vegetais machucados, despedaçados, batidos ou com picadas de insetos, carnes esverdeadas, com textura e odor não característicos, são sinais de que estão impróprios para o consumo.

Assim, é importante que, no momento da compra, se observe a aparência, a cor, a textura e o odor dos alimentos. No caso dos industrializados, recomenda-se não comprar produtos com embalagens abertas, danificadas, amassadas, partidas, rasgadas, enferrujadas ou em outras condições que possam pôr a qualidade e a salubridade dos alimentos em suspeita.

Dicas especiais para você preservar os sais minerais e as vitaminas da sua refeição

Compre sempre alimentos frescos e de boa qualidade e utilize-os o mais rapidamente possível. Legumes e vegetais armazenados por mais de uma semana na geladeira, podem perder nutrientes. No entanto, saiba que a geladeira ainda é o melhor lugar para guarda-los, por que as enzimas responsáveis pelo processo de amadurecimento são mais sensíveis ao frio e demoram mais tempo para atuar.

 

DICAS DE ACOMPANHAMENTO DA DIETA DA SOPA INTELIGENTE
  1. Realize 6 refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
  2. Coma frutas nos lanches da manhã e tarde.
  3. Utilize chá verde, chá de carqueja, chá de hibisco, nos intervalos das refeições,  (quantidade: uma xicara de 250ml)
  4. Nas refeições principais – almoço e jantar, onde irá se servir da sopa, acrescente uma porção extra de verdura refogada e uma porção de proteína: pode ser carne, frango, peixe ou ovo.
  5. Durante o período que estiver fazendo esta dieta, não coma frituras, doces, produtos com glúten, derivados de leite e não tome refrigerantes.
  6. O período recomendado para realização desta dieta é de 10 dias.

 

Venha buscar o seu Manual da Sopa Inteligente, aqui no CNC – Centro Nutrição Celular e inicie já a sua Dieta.

Aproveite esta oportunidade, no momento certo, durante a temperatura certa, e na medida certa.

Estamos aguardando você!