Da Feira a Farmacia – Jabuticaba

Fruto da jaboticabeira, essa fruta é nativa da Mata Atlântica, mas sua origem é bem desconhecida. Frutinho preto, delicioso, que brota nos troncos da árvore, a jaboticaba possui uma polpa deliciosamente doce, com sabor sutil e exótico.

0908_Centro-Nutricao-Celular_Da-Feira-a-Farmacia_Jabuticaba-site

Função:

A jaboticaba é rica em antocianidinas, elementos que protegem e estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno – principal proteína da pele, responsável pela firmeza e elasticidade.

Por isso, sabemos que consumi-la é um ótimo meio de prevenir e combater as rugas. As antocianidinas também protegem as paredes das artérias, conferindo proteção contra a aterosclerose; reduzem a produção de histamina (o que aumenta a resistência do organismo contra a agressão de certas substâncias mutagênicas – o colesterol comum e o LDL (o mau colesterol) e os radicais livres).

Tão benéfico elemento, essa composição atua para beneficiar a circulação sanguínea periférica; restaura a funcionalidade dos capilares e fortalece os vasos sanguíneos (prevenindo todas as formas de fragilidade capilar e derrames cerebrais. Outra função do elemento presente na jaboticaba é ; proteger as células cerebrais (o que auxilia na melhora da memória e combate à senilidade); melhorar as defesas imunológicas, a resistência física e a disposição, a elasticidade muscular e a visão.

Por fim, a jaboticaba é um auxiliar na estabilização da taxa de açúcar no sangue dos diabéticos; além de apresentar propriedades anticancerígenas. A casca da jabuticaba é rica em pectina (fibra solúvel), elemento que auxilia na redução da velocidade de absorção dos alimentos, à medida que são ingeridos. Por isso, ela [e indicada nos casos de hipoglicemia e diabetes, pois contribui, nesses casos, para que os níveis de glicose (açúcar) no sangue sejam mantidos mais próximos da normalidade.

Partes usadas:

Casca e fruta

Principios ativos:

Antocianidinas, bioflavonóides (vitamina P), rica em pectina (fibra solúvel), ferro: (combate anemia); fósforo, vitamina C, niacina e vitamina B3.

Modo de usar:

Um grama de uva contém cerca de 230 mg de antocianidina, deve ser ingerido um cacho por semana.