Você sabia que a sementinha da uva, tão pequenina, é um poderoso antioxidante?
Doses do extrato dessa semente tem efeitos preventivos para combater o envelhecimento precoce do nosso corpo, além de ser um remédio natural contra as doenças cardíacas e a prevenção do câncer. De tão influente, a semente está sendo chamada de “quimiopreventiva”. Isso não é uma ótima notícia? Saiba mais:
Principais Funções Terapêuticas do Extrato da Semente da Uva:
Age na cicatrização de feridas
De acordo com um importante estudo, publicado na revista Biology Free Radical and Medicine, o extrato dessa semente pode curar feridas na pele. Segundo a publicação, “Há fortes evidências de que a aplicação tópica de extrato de semente de uva é viável e produtiva no tratamento e cicatrização de feridas da pele”.
Pode melhorar a resistência óssea
O extrato de semente de uva, associado ao cálcio na dieta, tem “efeito benéfico sobre a formação e a resistência óssea e pode ser usado no tratamento de debilidade óssea”, de acordo com pesquisa publicada no Journal of Musculoskeletal & Neuronal Interactions.
Ajuda potencialmente na prevenção e tratamento do câncer
Estudos feitos em laboratório descobriram que o extrato de semente de uva pode impedir o crescimento do câncer em células do estômago, mama, cólon, próstata e pulmão. Novas pesquisas, agora buscam evidência clara destes benefícios em seres humanos. Os antioxidantes encontrados no extrato de semente de uva, por sua vez, podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de câncer.
O extrato também pode ajudar a prevenir danos causados às células hepáticas, causados por medicamentos quimioterápicos. Antes de combinar antioxidantes com quaisquer medicamentos de quimioterapia, é importante consultar as dicas de um especialista para se certificar de que eles interagem com segurança, em conjunto com o tratamento.
Age na redução de edemas (inchaço)
Tomar extrato de semente de uva pode ajudar a reduzir o inchaço que ocorre após uma lesão ou cirurgia. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, “o edema é comum após cirurgia de câncer de mama, e um estudo controlado descobriu que pacientes com câncer de mama que tomaram 600 miligramas de extrato de semente de uva, diariamente, após a cirurgia, por seis meses, tiveram menos edema e dor do que aqueles que tomaram placebo”.
Outro estudo descobriu que, pessoas que tomaram o extrato de semente de uva, depois de sofrer lesão esportiva, tiveram menos inchaço do que aqueles que tomaram placebo.
Pode ajudar a controlar o colesterol alto
Estudos preliminares mostram resultados promissores na redução do colesterol em pessoas que tomam extrato de semente de uva. Um estudo feito com 40 pessoas, com níveis elevados de colesterol, mostrou que a ingestão de extrato de semente de uva combinado com crômio durante dois meses diminuiu de forma eficaz o colesterol LDL. A combinação do extrato de semente de uva e crômio foi mais eficaz do que qualquer uma das substâncias ministradas isoladamente.
Auxilia no controle da pressão alta
Os antioxidantes, incluindo flavonoides, ácido linoleico, e procianidinas – presentes no extrato de semente de uva – ajudam a proteger os vasos sanguíneos de danos, que podem ajudar a prevenir a pressão arterial elevada.
Isto porque ele pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial em pessoas com síndrome metabólica e pré-hipertensão.
Teoricamente, os antioxidantes presentes no extrato de semente de uva podem ajudar a diminuir a pressão arterial e a proteger os vasos sanguíneos contra danos que podem levar à pressão alta.
Pode agir na insuficiência venosa crônica
As procianidinas, presentes no extrato de sementes de uva, podem trazer benefícios para pessoas com esta condição, caracterizada por insuficiência de fluxo de sangue especialmente nos membros inferiores. Cerca de 80% das pessoas com IVC que consumiram extrato de semente de uva tiveram uma melhoria nos sintomas, após os primeiros 10 dias de tratamento. Eles descrevem redução significativa da sensação de peso, coceira e dor causados pela doença nas veias.
Ajuda a manter a saúde da boca
Estudos de laboratório mostraram que a aplicação de solução de extrato de semente de uva traz benefícios quando se trata de prevenção das cáries. Especialistas alegam que a solução ajuda a remineralizar os dentes, o que pode prevenir e até reverter formação a cárie dentária precoce.
Pode ser empregado no controle das complicações associadas a diabetes
O extrato de semente de uva, quando administrado associado com treinamento físico, melhora o perfil lipídico, ajuda na perda de peso, no controle da pressão arterial e em outras complicações relacionadas com a diabetes.
Com relação a interação do extrato de semente de uva pode afetar a absorção de medicamentos, Anticoagulantes (diluidores do sangue) pode agir afinando o sangue e pode aumentar o risco de sangramento, se tomado com outros anticoagulantes como a warfarina (Coumadin), clopidogrel (Plavix), ou aspirina; Fenacetina: A ingestão do extrato, assim como do suco de uva pode diminuir a eficácia deste medicamento.
ELIANE PETEAN ARENA
Nutricionista