Quer ter mais energia? Conheça os energizantes naturais

Como a alimentação pode trazer mais energia para o nosso dia a dia?

Alguns ingredientes são estratégicos para devolver aquela disposição que precisamos para bem aproveitar a vida.

O chá verde, o cacau e o pó de guaraná são energizantes naturais que ajudam reforçar as defesas e as funções gerais do nosso corpo.

O que há de tão especial nesses alimentos e como adequar essas maravilhas ao seu cardápio?

O chá verde e suas propriedades terapêuticas:

0307_Centro-Nutrição-Celular_NutriDicas-na-Auri-Verde_Quer-ter-mais-energia_01-Chá Verde

  • O chá verde atua na composição das gorduras corporais. Alguns estudos preliminares apontam que umas das catequinas mais presentes nesse alimento, a epigalocatequina galato (EGCG), estimula diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, inclusive incentivando a quebra delas. Com essa ação, as gorduras são melhor utilizadas pelo organismo, não permanecendo paradas e acumuladas no tecido adiposo;
  • Traz saciedade. Pesquisas indicam que as catequinas interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade do nosso organismo. Ou seja, o consumo do chá, nas quantidades recomendadas, evita que você coma mais do que o necessário para seu organismo;
  • É um potente antioxidante. As catequinas do chá verde têm o poder de combater os radicais livres presentes em nosso organismo. Por isso, a bebida atua na prevenção e/ou tratamento de doenças crônicas como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, além de ajudarem nos problemas degenerativos e na prevenção do envelhecimento da pele.
  • Melhora o humor. Existe um aminoácido no Chá Verde, chamado L-teanina, que é exclusivo dessa planta e deve consistir em cerca de 2% do seu peso. Quando esse aminoácido é liberado em nosso corpo, ele vai para o cérebro e lá aumenta a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão ligados à sensação de bem-estar. De acordo com um estudo feito no Japão em 2005. o L-teanina também aumenta a produção de ondas alfa no cérebro, o que eleva a sensação de relaxamento. Os flavonoides modulam a noradrenalina, hormônio que também está relacionado com a ansiedade. Por fim, a vitamina C, presente no chá mesmo que em baixas quantidades, atua no hormônio cortisol, que sempre é produzido no corpo em situações de estresse e está envolvida na produção da serotonina, portanto, o chá deve ser consumido com sucos de frutas cítricas.
  • Melhora a digestão. A ação do chá verde é diferente dos outros chás digestivos, que trabalham aumentando os sucos gástricos. Sua atuação nesse processo ocorre, possivelmente, devido a alguns compostos bioativos que ele traz em sua composição e que estimulam a microbiota do intestino, também conhecida como flora intestinal. Essas bactérias são responsáveis por ajudar no trabalho de digestão, principalmente de algumas vitaminas.
  • Protege nossa cognição. Em alguns estudos têm sido demonstrado que o consumo de chá verde pode afastar doenças relacionadas ao declínio da mente, como o Mal de Alzheimer. Um estudo realizado na Austrália revelou que a bebida pode proteger o cérebro de certos tipos de demência, pois os compostos polifenóis presentes no chá podem apresentar propriedades neuroprotetoras.

O cacau em pó e suas propriedades terapêuticas

0307_Centro-Nutrição-Celular_NutriDicas-na-Auri-Verde_Quer-ter-mais-energia_02-Cacau-em-Pó

O cacau é a semente do fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate.

As vantagens do consumo do cacau em pó são inúmeras. Ele é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras.

Rico em flavonóides e antioxidantes, o cacau traz os seguintes benefícios para a saúde:

  •  Melhora o humor e combate a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor;
  • Previne trombose, devido à presença de flavonol;
  • Combate o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes e prevenir a formação das placas de ateroma;
  • Previne a aterosclerose, por prevenir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos;
  • Previne a anemia, por ser rico em ferro;
  • Reduz o risco de diabetes, devido aos antioxidantes flavonoides e por ajudar no combate à resistência à insulina;
  • Previne problemas como demência e derrames, por melhorar a circulação sanguínea, cognição e a memória;
  • Reduz a pressão porque melhora a qualidade dos vasos sanguíneos;
  • Ajuda a regular o intestino porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;
  • Ajuda a controlar a inflamação, o que pode ser observado através da redução da quantidade de proteína C reativa no sangue.

Pó de guaraná e suas propriedades terapêuticas

0307_Centro-Nutrição-Celular_NutriDicas-na-Auri-Verde_Quer-ter-mais-energia_03-Pó-de-Guaraná

O guaraná (Paullinia cupana), consiste numa espécie nativa da região da Amazônia brasileira e venezuelana, além das Guianas, cuja semente se extrai o pó de guaraná. A semente de guaraná apresenta aroma pouco perceptível e sabor ligeiramente adstringente e amargo.

Esta semente apresenta grande quantidade de amido, cerca de 60% da semente seca, taninos, metilxantinas – especialmente a cafeína, teobromina e teofilina, além de diversos compostos bioativos, como os flavonóides. Em relação aos sais minerais, apresenta fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio, assim como vitamina A (importante para a saúde ocular) e vitamina B1 (nutriente envolvido no metabolismo energético).

O guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó, obtido a partir das sementes secas, torradas e depois moídas, e na forma de xarope, amplamente consumido em bebidas, muito embora apresente quantidade bem inferior do extrato de sementes de guaraná em sua composição.

 O pó de guaraná proporciona uma série de benefícios, como:

  • Melhora o Desempenho nos Exercícios. Um dos benefícios mais poderosos do Guaraná é seu efeito energizante. Com uma estrutura química semelhante à da cafeína, o guaraná proporciona um efeito maior do que o estimulante do café, sendo mais eficaz. Ao ser ingerido, o guaraná é liberado mais lentamente no corpo, fornecendo uma espécie de energia mais sustentável. A planta estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de atividade.
  • Perda de Peso. O Guaraná tem sido usado por séculos para fazer chás que ajudam a suprimir a fome para perda de peso. Usado atualmente na composição de certas bebidas energéticas e suplementos para perda de peso, o guaraná proporciona estímulos de energia enquanto combate à fome. Além disso, esse nutriente promove a perda de peso, dando um pontapé inicial no sistema nervoso para induzir o processo de lipólise. Este processo envolve a liberação de gordura na corrente sanguínea, onde é utilizada como energia durante a prática do exercício. Tomando guaraná, o indivíduo aumenta a sua capacitação para a atividade física e também aumenta a sua resistência, podendo aumentar o seu metabolismo para novos esforços de perda de peso antecipados.
  • Melhora a circulação sanguínea. O consumo do guaraná auxilia na  menor formação de placas aterogênicas em vasos sanguíneos, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, incluindo a região genital.
  • Equilibra os sintomas do estresse. Além de promover energia, o guaraná também promove o efeito do relaxamento, por ter propriedades calmantes. Uma xícara de chá de guaraná pode ajudar a aliviar os níveis de estresse e melhorar o humor. Da mesma forma que a cafeína é conhecida por ter efeitos positivos sobre o humor, e isso aumenta o estado de alerta e de sentimentos de bem-estar.
  • Diminui a enxaqueca. O Guaraná tem propriedades analgésicas e neurastênicas que são excelentes propriedades para o tratamento de enxaquecas e dores de cabeça, ajudando no alívio do sintoma.
  • Controle da diabetes. O Guaraná pode auxiliar no controle da glicemia pela presença da pectina, fibras que absorvem água e que possuem a capacidade de formar uma espécie de gel junto aos alimentos no estômago, retardando assim o esvaziamento gástrico. A digestão fica mais lenta e a glicose eleva-se de forma gradual no sangue. Isto irá prevenir picos de glicose e consequentemente de insulina, o que é bom para indivíduos com diabetes e também ajuda a prevenir a resistência à insulina em pessoas saudáveis.
  • Melhoria da saúde mental. O pó de Guaraná pode também auxiliar na capacidade de aprendizagem, otimizando o desempenho intelectual. Além disso, esse fruto tem propriedades sobre a circulação sanguínea, inclusive do cérebro, promovendo assim uma melhor saúde mental.