Não fique aflito(a)!
No inverno, todo mundo sente mais fome e a maioria das pessoas tendem a ganhar alguns quilinhos.
Isso acontece por que nosso organismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal e com isso, nossa fome também aumenta. O resultado é a ingestão de mais calorias, além do que tendemos a nos movimentar menos.
Então, que tal algumas dicas para não ganhar peso extra no frio?
Aqui vão alguns truques que irão ajudar você nessa missão.
. Os alimentos termogênicos são bons para aumentar o metabolismo, ajudando o corpo no gasto de energia. Eles são, porém, contraindicados para crianças, gestantes, cardiopatas, hipertensos, pessoas que tem taquicardia ou sofrem de enxaquecas.
São eles:
- Pimenta caiena
- Gengibre
- Vinagre de maça
- Chá verde
- Café
- Cacau
. Aproveite para praticar algum exercício físico, pois o corpo irá trabalhar em dobro para se aquecer
. Aproveite para consumir alimentos depurativos que ajudam o organismo a se desintoxicar, evitando a melancolia própria dos tempos mais frios. São eles:
- Hortaliças e legumes (agrião, aipo, alcachofra, alface, alho, beterraba, brócolis, cebola, cebolinha, cenoura, chicória, couve, rabanete e salsa);
- Frutas (abacaxi, abacate, ameixa, amora, caju, cereja, figo, laranja, limão, maça, manga, maracujá, pêra, uva e morango)
- Brotos e sementes germinadas.
. A sensação de frio que sentimos é provocada pela diminuição da proteína presente no sistema nervoso. Para diminuir essa condição, é interessante consumir uma porção maior de proteína nessa estação (carnes, ovos, leite).
. Cuidado com o sistema respiratório que fica mais vulnerável no frio. Para melhorar essa proteção, consuma bastante maçãs que possuem a “quercitina”, um elemento propício para proteger o pulmão dos efeitos da poluição e do fumo.
. Mantenha a ingestão de água como se fosse o verão. Normalmente, tomamos menos água no frio e com isso ocorre uma desidratação permanente. Aumente o numero de copos de água que toma durante os dias frios, mesmo sem sede e isso fará que o corpo tenha um metabolismo mais regulado.
ELIANE PETEAN ARENA
Nutricionista