Tudo o que podemos fazer para que nosso METABOLISMO seja próspero e eficiente!
A Dieta da Prosperidade é aquela em que, comendo coisas certas, você dá condições para o seu metabolismo trabalhar livremente e portanto, realizar seu trabalho de manter a homeostase corporal, de forma próspera e eficiente. Aí sim, as coisas funcionam de forma perfeita em todos os sistemas do organismo, ajudando você a manter seu peso e equilibrar seus líquidos de maneira natural.
Muita gente não sabe, mas, sem querer acaba atrapalhando o seu próprio metabolismo, com hábitos alimentares e condutas dietéticas inadequadas. Manter o equilíbrio do corpo com o sistema metabólico adequado, também é responsabilidade nossa e devemos aprender a desenvolver essa “Inteligência alimentar”.
O metabolismo de cada pessoa é único. Cada ser humano tem sua própria genética, mas as condições orgânicas podem ser influenciadas e modificadas, para melhor ou para pior, conforme o nosso estilo de vida. Não há maneira de modificar os fatores como idade, sexo e predisposição genética, mas podemos aprender a fazer com que o nosso sistema metabólico trabalhe perfeitamente.
Em primeiro lugar, é bom saber que, a partir dos 23 anos, o processo natural do envelhecimento já começa a alterar o metabolismo do corpo. Já nessa idade começamos a ter perda muscular, mas isso pode ser equilibrado com uma dieta adequada e um trabalho de exercícios específicos para a manutenção dos músculos.
Emagrecer não é um algo tão simples e milagroso. Para manter o peso em equilíbrio, precisamos equilibrar o nosso metabolismo, ingerindo alimentos adequado para o nosso biotipo individual. E não adianta apenas olhar para o aspecto externo da perda de peso. Um bom metabolismo também depende do nutriente chegar até o interior das células, alimentando o trabalho celular.
Outro processo que afeta o metabolismo e precisa ser bem entendido por todos é o equilíbrio temporal da perda de peso: a chamada regra do dobro do tempo.
Por exemplo, se uma pessoa emagrecer, num prazo de três meses, ela deve conseguir se manter nesse novo peso, no mínimo, por seis meses (o dobro de 3 meses). Essa manutenção do peso corporal perdido ajuda a estabilizar o metabolismo do corpo nas novas proporções e evita aquela “lembrança metabólica” do maior peso já atingido pelo corpo.
Essa regra do dobro do tempo é empírica e serve para nos ajudar a ensinar o corpo, a biologia, os órgãos, o metabolismo e principalmente, a nossa mente que há um mínimo desejável para que as nossas 4 dimensões corporais compreendam as novas proporções.
O ideal é manter o novo e desejável peso, o máximo tempo possível, pois assim, o metabolismo irá registrar como ideal também.
Outro fator que colabora com o metabolismo ideal é a ingestão de líquidos. É aconselhável beber no mínimo dois litros de água, diariamente, para manter o corpo hidratado e assim funcionando mais livremente. A falta de líquidos diminui profundamente a eficiência do metabolismo. Além disso, o corpo estando hidratado, mantém a pele em boas condições.
Quem estiver ou for iniciar um processo de emagrecimento deve observar essas orientações para que seja mais eficiente e saudável.
Mantendo a alcalinidade do sangue
Além de tudo isso, as funções corporais ideais dependem do equilíbrio correto entre as partículas ácidas e as básicas (ou alcalinas) no sangue, na linfa, urina e em outros fluidos corporais.
Na realidade, todos os mecanismos de regulação, como a respiração, a circulação, a digestão ou a produção hormonal, têm como finalidade equilibrar o pH do organismo, através da remoção de resíduos de ácidos cáusticos metabolizados a partir de tecidos do corpo sem células vivas prejudiciais.
É por esta razão e, tendo em conta as suas repercussões para a saúde, que alguns especialistas recomendam o aumento da ingestão de alimentos alcalinos – fruta, legumes, sementes, cereais e grãos integrais, proteínas magras como peixe, ovos ou frango – em substituição de outros alimentos, tais como carne, lacticínios, pão, alimentos salgados ou refrigerantes, conhecidos por serem alimentos formadores de ácidos.
Hidratando e equilibrando o organismo
Adotar uma alimentação saudável e balanceada e beber regularmente alguns suplementos com água filtrada servirão para equilibrar o pH do corpo. Confira a seguir algumas receitas de tratamentos naturais:
Água com canela
Tomar um copo de água com 3g de canela é uma boa opção para reduzir o nível de açúcar no sangue. A canela é contraindicada para as mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar, pois é abortiva.
Água com folhas de hortelã
Saudável e refrescante, a mistura de água com hortelã ajuda a tornar o organismo mais alcalino e o seu consumo regular auxilia na melhor absorção dos nutrientes dos alimentos. Além disso, esta bebida é ótima para quem sofre de inchaço ou gases e pode reduzir o apetite, contribuindo no processo de emagrecimento.
A indicação é beber dois litros do líquido, em pequenos goles no decorrer do dia.
Água com limão
Para equilibrar o pH do corpo, a água com limão deve ser tomada em jejum, todos os dias. Esta bebida também proporciona outros benefícios, dentre os quais estão os seguintes: é diurético; fortalece o sistema imunológico; melhora o hálito; melhora a digestão e promove a melhor absorção dos nutrientes dos alimentos e fornece vitaminas.
Água com mel
Toda manhã, em jejum, tome um copo de água com uma colher de sopa de mel. Além de equilibrar o pH do corpo, esta mistura vai reduzir a vontade de comer doces, evita os processos inflamatórios no corpo e pode diminuir as dores da artrite (lembre-se que o mel que é um eficaz antibiótico natural). Cuidado diabético e pessoas hipoglicemicas não podem tomar esta água com mel.
Água com cravos-da-índia
Para aproveitar os benefícios proporcionados pelos cravos-da-índia, coloque cinco unidades em uma garrafa de vidro com 1,5 litros de água. Os cravos-da-índia atuam no equilíbrio dos níveis de açúcar e contêm propriedades antibacterianas, anestésicas, estimulantes e afrodisíacas.
Água com bicarbonato de sódio
A água com bicarbonato de sódio é uma das melhores maneiras de equilibrar o pH do organismo, além de melhorar o processo digestivo e ajudar os rins a filtrar melhor o sangue. Para aproveitar os benefícios proporcionados por esta mistura, a recomendação é tomar um copo de água (200 ml) com 2g de bicarbonato de sódio e suco de limão, três vezes por semana.
Água com vinagre de maçã
O vinagre de maçã atua na purificação das toxinas do organismo, ajuda a equilibrar o pH do corpo, melhora a digestão e é um aliado nas dietas de emagrecimento. Recomenda-se beber um copo de água com uma colher de chá de vinagre de maçã, 15 minutos antes de comer pela manhã.