Set/14: Nutrição da Alma

O que significa nutrir a alma? Primeiro é preciso saber o que é a alma e do que ela precisa para Nutrirevista-setembro-2014-750x1691estar bem. Alma é a energia infinita que anima o nosso corpo físico e toda a interferência que chega até ela, seja positiva ou negativa, a afeta. Tudo o que mexe com a nossa afetividade, ou seja, tudo aquilo que mexe com a gente a ponto de nos gerar algum tipo de sentimento, sensação e emoções, damos o nome de valor. De acordo com os nossos valores, os acontecimentos e as expressões, externas ou internas, podem nos deixam felizes ou nos magoar.

Muitas vezes, nos envolvemos em situações que não condizem com o que realmente nos faz bem, que não combinam com os nossos valores ou com quem nós somos e logo acabamos por nos magoar. Por outro lado, podemos vivenciar fatos ou estar próximos a coisas ou pessoas que, por algum motivo, nos fazem nos sentir bem.

É tudo o que nos deixa com essa sensação interior positiva que nutre nossa alma. Ao contrário, as presenças e os fatos desagradáveis, acabam por desnutri-la ou até mesmo, intoxica-la. A maneira como nos envolvemos com a vida, a forma que deixamos os acontecimentos do dia a dia nos afetar, são maneiras de alimentar nossa alma. Por isso, devemos estar sempre atentos.

Como podemos alimentar a nossa alma?

O pensamento positivo é a mais simples técnica para manter a nossa alma saudável e isso podemos praticar a todo tempo, expulsando o negativismo da nossa mente.

Além disso, existem mecanismos externos que são fórmulas descobertas pela humanidade para atribuir interferências positivas a alma.

A terapia dos Florais, que são fórmulas preparadas a partir de flores e indicadas para tratar questões do bem-estar emocional, das vibrações energéticas do corpo, da mente e dos sentimentos, é uma forma de alimentar positivamente a nossa alma.

Cromoterapia é outro tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional, através dos efeitos que as cores exercem sobre nossa parte subjetiva.

O método Reiki é um sistema natural de harmonização e reposição energética, que mantém ou recupera a saúde, além de reduzir o estresse. Reiki é um sistema próprio para despertar o poder que habita dentro de nós, captando, modificando e potencializando a nossa energia.

O simples hábito de ouvir música que nos transmitam paz, alegria, calma, serenidade, tranquilidade, bem como todos os outros espectros de emoções positivas, é outra forma de elevar o nosso ânimo, ou alimentar a nossa alma.

A meditação, os passes magnéticos também influem e ampliam o ânimo energético do ser humano. Até mesmo uma boa leitura um bom filme, umas boas gargalhadas entre amigos e uma simples prática de respiração profunda, podem alimentar a nossa alma com conteúdos muito positivos.

Por fim, a oração e a fé, independente da religião, é que mantêm, frequentemente a nossa alma bem alimentada.

Eventos CNC

Em setembro, o CNC lançou o manual Nutrialma, onde foram abordados os vários tipos de nutrição para alma.

Um tema que foge dos nossos padrões normais de alimentação mas que, muitas vezes, se deixado de lado, causa males que nos arrastam pelos dias, nos deixando sem motivações ou entusiasmo para seguir em frente. Veja mais informações no site www.ncbauru.com.br.

Novidades no CNC

Iniciamos a pesquisa D4C – Dieta dos Quatro Corpos, com 161 integrantes, realizando periódicas avaliações física, emocional e mental. Depois das avaliações, os participantes receberam os cardápios semanais com os ajustes próprios de suas necessidades.

Com duração de três meses, os nove grupos formados estão sendo coordenados pelos otimizadores, onde durante os encontros semanais, tiram duvidas e trocam experiências sobre a dieta. No mês de outubro, será veiculado pela internet – canal do youtube – mais uma edição do filme Nutritv, onde a nutricionista Eliane Arena fala sobre o Estresse e a Alimentação.

O projeto Nutritv tem a direção de Luciana Gonçalves e a Produção de Fábio Crês.

Atualidades

A Palatinose é um derivado da sacarose extraído da beterraba. Esse nutriente é um carboidrato branco, puro e cristalino que pode também ser encontrado, por exemplo, no mel e no extrato de cana de açúcar.

Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico (IG 32), a palatinose pode auxiliar a reduzir os picos de insulina, reduzindo a fome. Outro efeito desse alimento é obtido na prática do exercício, quando é liberada glicose em longo prazo, retardando a sensação de fadiga.