A mecânica quântica da digestão

 

Nosso corpo participa constantemente de uma troca com o campo mais vasto de energia que o circunda e que abarca o resto do universo. O mais extraordinário é que, em resultado dessa troca contínua, o seu corpo é renovado a cada momento da sua vida!

Se você pudesse ver o seu corpo como ele realmente é no nível mais elementar, dar-se-ia conta de que 98% dos átomos da sua anatomia não estavam nele há um ano. Por exemplo, há estudos científicos que demonstram que os ossos – que parecem tão sólidos e que sustentam toda a estrutura do corpo – são inteiramente renovados a cada três meses.

Isso significa que, embora a configuração das células ósseas permaneça constante, os milhares de milhões de átomos que formam os ossos e passam livremente de um lado para outro através das paredes celulares estão sendo submetidos a uma mudança e uma substituição constantes. Em decorrência disso, um novo esqueleto é formado a cada três meses.

Os mesmos processos estão em funcionamento no resto do corpo.  As células do fígado renovam-se muito lentamente, mas mesmo assim há novos átomos que passam através delas, como a água num riacho, criando um novo fígado a cada seis semanas. A pele renova-se todos os meses.  Mesmo dentro do cérebro – onde as células não se regeneram quando morrem – os átomos específicos de carbono, hidrogénio, nitrogénio e oxigénio são totalmente diferentes hoje do que era há um ano.

No aparelho digestivo, um novo revestimento estomacal é criado a cada quatro dias, e as células superficiais que efetivamente entram em contato com a comida que é digerida renovam-se a cada cinco minutos. Basicamente, o corpo recria-se completamente até ao último átomo no decorrer de um período de quatro ou cinco anos.

É como se vivêssemos num prédio cujos tijolos estivessem constantemente a ser retirados e substituídos. De um dia para o outro, ele parece o mesmo edifício, mas na verdade é fundamentalmente diferente. O corpo humano também parece o mesmo de dia para dia, mas encontra-se num eterno processo de mudança e troca com o universo que o cerca. E esse processo inclui as funções básicas do metabolismo, da digestão e da eliminação.

Toda a renovação e a recriação são cuidadosamente controladas. E é preciso que o sejam, para que o corpo seja reconstruído de uma forma reconhecível, em vez de resultar numa coleção acidental de partes. Em poucas palavras, ele tem uma origem inteligente.

 

Eliane Petean Arena

Nutricionista – CRN 3267

Gostou desta Nutridica?

Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!
Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!