Sem glúten sem lactose, o que fazer?

Você é uma das pessoas que está vivendo esse dilema? Sem glúten e sem lactose na dieta. O que fazer?

0214_Centro-Nutricao-Celular_Artigo_Sem-glúten-sem-lactose,-o-que-fazer-SITE

Quando a indicação é essa, o acompanhamento de um médico e/ou nutricionista funcional é essencial. Isso, por que a retirada do glúten e de lácteos do cardápio humano, se for feita sem orientação profissional, pode levar o paciente a escolher alimentos substitutos que apresentam índice glicêmico alto (por exemplo: farinhas de arroz, de mandioca, de milho, fécula de batata, macarrão de cereais). Caso não exista uma combinação adequada, visando uma redução da carga glicêmica da refeição, o paciente ganhará peso ao invés de eliminar, além de perder nutrientes (vitaminas, minerais e aminoácidos).

Somente o nutricionista será capaz de adequar a dieta às necessidades do paciente e criar uma combinação harmônica, sem maiores prejuízos para a saúde, para o peso e para o tratamento.

Estima-se que cerca de 35 a 40 milhões de adultos brasileiros tenham perturbações digestivas após a ingestão de um copo de leite de vaca. Essas perturbações são sintomas descritos como: digestão lenta, distensão abdominal, empachamento, aumento do número diário das evacuações e dos gases, fezes pastosas e fétidas.

Mas por que retirar lácteos e glúten da dieta? Antes, devemos frisar que tal medida só deve ser feita sob a supervisão de um médico ou nutricionista. No tratamento de tais intolerâncias, além da retirada do alérgeno, procuramos tratar a chamada disbiose. Assim, a metodologia nutricional visa alimentar as células intestinais responsáveis pela absorção dos nutrientes, estimulando nos pacientes hábitos saudáveis de vida, a fim de que o processo inflamatório diminua. Isso inclui evitar o uso irracional de antibióticos.

Quem faz uma alimentação sem glúten ou lácteos precisa manter uma boa organização pessoal para ter os alimentos permitidos sempre disponíveis, como também carregar lanches consigo, evitando cair na armadilha de comer alimentos ricos em açúcar e sem fibras e como consequência disso acabar ganhando peso.

 

ELIANE PETEAN ARENA

Nutricionista

Gostou deste artigo?

Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!