Quinua o alimento perfeito

Considerada um cereal milagroso pelos Incas, a quinua é cultivada nos Andes Bolivianos, a mais de 10 mil anos. Muitas pesquisas, aos longos dos anos, vêm comprovando suas maravilhosas características nutricionais que a elegeram um ingrediente excelente para fazer parte da dieta de pessoas que buscam por uma vida saudável.

quinua

Considerada um alimento funcional, a quinua é um alimento natural que colabora para o funcionamento do nosso corpo e pode ser consumida na forma de grãos, flocos ou farinha.  Os grãos devem ser lavados antes do consumo para a retirada das saponinas, que ficam na camada externa da semente.

Considerada um alimento funcional, a quinua é um alimento natural que colabora para o funcionamento do nosso corpo e pode ser consumida na forma de grãos, flocos ou farinha.

Um dos principais constituintes da quinua são as proteínas que são de extrema importância na nossa alimentação, pois fornecem material para a construção e manutenção de todos os órgãos e tecidos do organismo. Além do mais, as proteínas são importantes para o sistema imunológico, para estimular a produção de hormônios e das enzimas, além de auxiliar no desenvolvimento da inteligência, memória e aprendizagem. Esses componentes são fundamentais também para a formação, o fortalecimento e a manutenção da elasticidade dos músculos, principalmente quando lesionados.

Além das proteínas a quinua é fonte de fibras, que são nutrientes essenciais para o processo digestivo, pois as fibras carregam com elas as substâncias tóxicas que ficariam alojadas em nosso intestino e ajudam a combater o câncer de intestino grosso, além de auxiliar a diminuição do colesterol.

Conhecidos como a gordura boa, os ômegas 3 e 6 também fazem parte da constituição da quinua. Esses dois componentes ajudam a aumentar os níveis do colesterol bom e assim protegem o nosso coração.

As vitaminas também estão presentes na quinua, junto com todos os seus benefícios. São encontradas: a vitamina A, B1 e B6 em maior quantidade e as vitaminas C e E.

Os sais minerais também estão presentes, como o magnésio que é um tranquilizante natural e o manganês, que atua nos tendões e ossos, auxilia no crescimento, tem caráter antioxidante e auxilia no metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos.

A quinua também possui potássio, elemento que auxilia na contração muscular e pressão arterial dos líquidos celulares;  ferro, que é sempre importante  para as mulheres de todas as idades, por conta do período menstrual, além dos anêmicos e cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos, dentes, sistema imunológico e contração muscular.

Por não ter glúten, a quinua é uma aliada das pessoas que possuem essa intolerância, pois seus grãos, flocos e farinhas são substitutos perfeitos do trigo e de suas variações, contribuindo inclusive para uma alimentação muito mais diversificada, rica e nutritiva.

Além de promover bem estar, a quinua também promove o bom humor, combate o envelhecimento da pele e dos cabelos e atua na recuperação celular.

Com todas essas qualidades, a quinua pode ser consumida por todas as faixas etárias e de peso.  Indicadas para crianças, celíacos, gestantes, atletas, anêmicos e pessoas que estão realizando dietas para perder peso.

Além de promover bem estar, a quinua também promove o bom humor, combate o envelhecimento da pele e dos cabelos e atua na recuperação celular.

Mais uma vez a natureza a favor da nossa saúde.

Eliane Petean Arena

Nutricionista

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!