Qual a diferença entre maltodextrina, dextrina e dextrose?

Então: academia paga, vontade de treinar a todo vapor e todos aqueles suplementos para tomar! Junto com todos esses planos, aquele monte de dúvidas!

O mercado de suplementos esta crescendo muito e as ofertas são cada vez maiores, mas nem tudo é o que parece. Ainda há muito produtos comercializados que não possuem um consenso técnico ou ate mesmo, uma comprovação científica. Além disso, um suplemento usado de forma errada ou pela pessoa errada, pode trazer problemas à saúde, tais como: hipersensibilidade alimentar (que pode, por exemplo, propiciar a uma rinite ou sinusite), intoxicação, disfunção na tireoide (como hipotireoidismo), disbiose intestinal (com o aumento da acne), entre outros.

suplemento

O que fazer, então? Comece por não tomar decisões no escuro, afinal o que está em jogo não é apenas a sua estética, mas a sua saúde. Informação adequada deve ser seu ponto de partida.

Procure um nutricionista para receber a orientação correta sobre o que deve consumir

O procedimento adequado é a prescrição nutricional, ou seja: procure um nutricionista para receber a orientação correta sobre o que deve consumir, de acordo com as suas necessidades individuais e peculiares.

Produtos que estão em alta e que muitas vezes causam uma enorme confusão são a maltodextrina, a dextrina e a dextrose. Vamos aprender essas diferenças para que os resultados esperados sejam realmente alcançados, sem surpresas para a sua qualidade de vida.

Ante de começar entender sobre os suplementos, vamos conhecer os conceitos ligados a eles, tais como o carboidrato simples, o carboidrato complexos e o índice glicêmico (IG) dos alimentos.

Cada carboidrato tem uma diferente velocidade para entrar na corrente sanguínea.

Carboidrato simples é aquele alimento que possui estrutura química molecular de tamanho reduzido. Com essa característica, esse tipo de carboidrato é absorvido rapidamente, produzindo um aumento repentino na taxa de glicose no sangue.

O carboidrato complexo já possui uma estrutura química maior, mais complexa e por isso é digerido e absorvido mais lentamente, ocasionando um aumento menor e gradual da glicemia.

Com essas definições, você pode compreender que cada carboidrato tem uma diferente velocidade para entrar na corrente sanguínea. Quanto mais rápido o seu ingresso, maior a liberação da insulina em nosso organismo. Alimentos que afetam muito a resposta da insulina possuem um alto índice glicêmico e alimentos que afetam pouco, possuem um baixo índice glicêmico (IG).  Essa é a relação relevante.

A dextrina é um carboidrato do tipo complexo. Na produção industrial, esse produto é obtido através da hidrólise ácida de amido. Não solúvel em água, ela pode ser encontrada no mercado como amilina,  goma artificial, goma de amido, goma inglesa ou goma vegetal.

Nem todas as formas de dextrinas são digeríveis; essas formas não digeríveis são usadas como complemento de fibras alimentares.

A maltodextrina também é um carboidrato completo, muito usada como aditivo alimentar, sendo altamente digerível e absorvida tão rapidamente quanto à glucose. Alimentos com maltodextrina podem conter traços de aminoácidos, incluindo ácido glutâmico, como subprodutos.

A maltodextrina é um carboidrato proveniente da conversão enzimática do amido do milho. Os carboidratos presentes na maltodextrina são metabolizados de forma lenta, o que acaba por contribuir para o aumento de insulina na corrente sanguínea.  Os amantes de academias sabem que, quanto maior o índice glicêmico do carboidrato, maior vai ser o pico de insulina e quanto maior o pico de insulina, maior vai ser o transporte de nutrientes para dentro das células, como as proteínas, creatina, glutamina, bcaas, entre outros nutrientes.

O índice glicêmico é um sistema de ranking numérico que indica como um carboidrato eleva a glicose no sangue e consequentemente a insulina.

De uma forma simples, o índice glicêmico é um sistema de ranking numérico que indica como um carboidrato eleva a glicose no sangue e consequentemente a insulina, evitando também o catabolismo muscular, que é um dos piores inimigos para quem busca hipertrofia.

Consumida a maltodexrina, ela promove um beneficio importante aos praticantes de atividade física, uma vez que ela provoca o retardo do cansaço muscular. É justamente nesse aspecto produtivo que o seu consumo esta indicado para praticantes exercícios que exigem resistência ou quando são práticas de longa duração, como por exemplo, a musculação e a corrida. Nessas situações, esse carboidrato pode ser consumido antes do treino.

Agora vamos saber um pouco sobre a dextrose. Esse é um carboidrato simples, totalmente hidrolisado, que possui uma estrutura molecular de tamanho reduzido, o que facilita a sua absorção orgânica. Uma vez consumida, em poucos minutos a dextrose consegue elevar as taxas de glicose no organismo, fornecendo ao corpo energia, de forma rápida.  Por isso, esse é um suplemento altamente energético, indicado para atletas e praticantes de todas as modalidades esportivas, preferencialmente após os exercícios, justamente pela sua rápida absorção. Por possuir esse alto índice glicêmico, o transporte de proteínas, glutaminas, aminoácidos e outros nutrientes para as células será maior, aumentando o ganho de massa muscular.

A maltodextrina tem absorção lenta, antes e depois do treino e a dextrose é rapidamente absorvida, após o treino, com o Whey Protein.

Como conclusão, fica a comparação: a maltodextrina tem absorção lenta, antes e depois do treino e a dextrose é rapidamente absorvida, após o treino, com o Whey Protein.

Características sofisticadas como essas demonstram como é particularmente especializado o universo dos suprimentos e por isso é sempre muito importante ressaltar a individualidade de cada um. Só um profissional da nutrição pode indicar o melhor suprimento para o seu paciente, diagnosticando suas necessidades alimentares e o seu perfil de movimentos.

 

Bibliografia

Fonte: http://news.slnutrition.com

Eliane Petean Arena

Nutricionista

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