Quais os tipos de sal?

0122-Artigo-Quais-os-tipos-de-sal-SITE

Usado na culinária para dar mais sabor aos pratos, o sal possui diferentes versões e deve ser usado em todos os pratos, sem distinção de pessoas.

Esse ingrediente de uso diário é conhecido por ser um dos principais responsáveis por elevar a pressão arterial às alturas, deixando, assim, o caminho livre para uma série de complicações de saúde, tais como acidente vascular cerebral, insuficiência renal e doenças cardiovasculares. Apesar desse risco, o sal também é a principal fonte de cloreto de sódio, um mineral importante que é responsável pelo equilíbrio hídrico do nosso corpo, além de participar de impulsos nervosos, contrações musculares e transporte de moléculas entre nossas células.  Portanto o sal e o sódio são dois nutrientes diferentes.

Existem no mercado algumas opções de sal que vão do mais tradicional, o sal comum, até a versão mais requintada que dá um toque especial às receitas.

 

Os tipos de Sal

O Sal Light foi criado para diminuir a quantidade de sódio consumido, já que este mineral adere à parede das artérias, contribuindo para elevar a pressão sanguínea. Com menos da metade de sódio encontrada no sal branco refinado, o sal light tem um sabor um pouco amargo e não é recomendado para pacientes com problemas renais.

 

O Sal Defumado é bastante versátil e combina com pratos vegetarianos, carnes, aves e peixes

A aparência cinza revela um gosto levemente adocicado do Sal Defumado que é bastante produzido na França, onde o sal é defumado pela fumaça fria proveniente da queima de barris de carvalho usados no envelhecimento de vinho. Em alguns locais, esse sal é produzido ao colocar o sal comum em contato com a fumaça da queima de uma madeira aromática, como carvalho ou cerejeira. Essa versão salina é bastante versátil e combina com pratos vegetarianos, carnes, aves e peixes, apresentando quase a mesma quantidade de sódio do sal comum.

 

O Sal Marinho é considerado uma alternativa mais saudável que o sal refinado, por levar como aditivo o iodeto, além de agentes antiaglomerantes. O sal marinho é obtido pela evaporação da água do mar e seu conteúdo mineral lhe dá um sabor diferente do sal de mesa, que é obtido a partir de rochas. No Brasil, este é o tipo de sal mais comum e barato e é bastante produzido no Rio Grande do Norte.

 

As reservas do Sal Rosa estão localizadas principalmente no Peru, no Vale Sagrado dos Incas, onde existia um oceano, há mais de dois mil anos. A água salobra brota do subsolo em pequenas poças e, com a evaporação, dá origem aos cristais de tom rosado. Seus grãos têm um elevado índice de umidade, com uma aparência grudenta, além de um sabor forte. Esse sal está entre as opções com menor teor de sódio e é ideal para temperar peixes crus, frutos do mar e aves.

 

flor-de-sal-

A Flor de Sal esbanja quantidades de magnésio, iodo e potássio

Flor de Sal é conhecida como uma das mais delicadas versões de sal. O ideal é acrescentá-lo após o preparo, quando o fogo já estiver desligado. Combina perfeitamente com carnes vermelhas, mas pode ser adicionado a qualquer prato, pois é capaz de realçar o sabor, sem fazer com que o alimento perca sua característica original. A Flor de Sal esbanja quantidades de magnésio, iodo e potássio e é formada nas superfícies das salinas e, devido à ação do vento, adquire o aspecto de pequenos cristais. Essa versão possui a mesma composição do sal de cozinha porém não passa pelo processo de refinamento.

 

O Sal Grosso é mais utilizado para temperar carnes, principalmente churrasco. Possui também 400mg de sódio para 1g de sal grosso.

 

Sal Negro é um sal não refinado, vindo da Índia. De coloração escura ou avermelhada, possui propriedades nutritivas como cloreto de cálcio, magnésio e potássio. De origem vulcânica, seu sabor é mais acentuado e mais sulfuroso e esse ingrediente é ideal para temperar carnes, peixes e finalização de pratos.

 

Sal de Aipo é basicamente o sal de mesa misturado com grãos de aipo, secos e moídos. É utilizado para dar sabor em caldos e sopas.

 

 

sal do havai

O Sal do Havaí é uma modalidade rica em ferro e rosada, que preserva o sabor ferroso, de forma suave. Essa espécie salina vai bem com molhos, saladas, vegetais e grelhados de carne vermelha. Seus grãos são maiores que os do sal comum. Entretanto, a quantidade de sódio é alta e deve ser consumido de forma moderada.

 

Sal Refinado é o tempero mais famoso de todos. Essa versão mais delicada passa pelo processo de refinamento com a adição de substâncias químicas que ajudam a deixá-lo mais branco e soltinho. Com estes processos, o sal perde suas propriedades nutritivas e por isso, seu uso deve ter muita cautela. O sal refinado é ideal para temperar todos os tipos de carnes, aves, peixes, molhos e acompanhamentos.

 

Sal Líquido este é o sal obtido pela dissolução de sal marinho em água mineral. Tem sabor suave e pode ser adicionado a todos os alimentos, principalmente em saladas. Esta versão salga menos e tem menos sódio do que os convencionais.

 

é sempre hora de ficar mais atento ao consumo exagerado do sal nas comidas

Enquanto o consumo diário do alimento deve ser limitado até 2400 mg de sódio, por adultos saudáveis, ele deve cair para algo entre 800 e 1.600 mg de sódio por quem tem problemas de hipertensão ou renal.  Para crianças ate dois anos de idade, o recomendado é não adicionar o sal, o leite materno e os alimentos suprem essa necessidade. Para os idosos, o recomendado é comer menos sal, cerca de 5g seria o suficiente, já que nessa etapa a tendência de reter sódio é maior e também os vasos perdem naturalmente a capacidade de distensão.

Portanto é sempre hora de ficar mais atento ao consumo exagerado do sal nas comidas. E também é bom ficar de olho na quantidade de sódio exposta nos alimentos industrializados, que tanto fazem parte das nossas refeições.

 

Eliane Petean Arena

Nutricionista