Os produtos Light e o Sódio

Muitas vezes pensamos que, ao consumir um produto light, estamos livres de alguns excessos, mas a historia pode ser outra. Por trás do que é chamado light, pode haver um perigo oculto: o sódio!

sódio

Como já sabemos, o sódio usado sem moderação pode ser o causador de sérios danos à saúde, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outros males.

O sódio usado sem moderação pode ser o causador de sérios danos à saúde.

Presente em quase todas as preparações e alimentos industrializados, como enlatados, salgadinhos, macarrão instantâneo, refrigerantes, sucos o sódio também se encontra nos produtos light. O problema é que a maioria das pessoas não tem o hábito de ler os rótulos das embalagens e acabam por consumi-lo, muitas vezes, sem saber.

O nosso corpo necessita do sódio. Na quantidade certa, ele ajuda a transmitir impulsos nervosos, influencia na contração e relaxamento dos músculos e ajuda a manter o equilíbrio de líquidos no organismo. O problema ocorre quando a quantidade de sódio presente no corpo torna-se além da necessária. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo máximo de 2 g de sódio por dia: o equivalente a 5 g de sal de cozinha.

A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo máximo de 2 g de sódio por dia: o equivalente a 5 g de sal de cozinha.

Varias pesquisas feitas com os alimentos light, que são procurados para redução de calorias e perda de peso, indicam que, na verdade, eles podem ser um “falso saudável”. Nesses alimentos, o teor de sódio costuma ser maior, muitas vezes chegando a quase o dobro do que contêm os similares convencionais. A alta adição de sódio nesses produtos é feita para realçar mais o sabor, modificar a textura ou até mesmo, substituir algum ingrediente da composição.

Veja que um copo de refrigerante tradicional tem, em média, 10 mg de sódio, já um copo de refrigerante light tem, de 23 a 30 mg. Então, se pode chegar a conclusão que usando o refrigerante tradicional a pessoa estará ingerindo açúcar e calorias e se optar pelo light terá menos caloria, porém mais sódio, o que pode fazer o organismo reter liquido e ficar inchado, fato este que irá prejudicar o emagrecimento. A melhor opção é sempre optar por um suco natural.

Muitas vezes, o consumo diário de produtos light, recomendados para pessoas que têm problemas de saúde, pode agravá-los por conta do alto teor de sódio, além de desencadear outras enfermidades.

De acordo com a ANVISA, um alimento com quantidade elevada de sódio é aquele que possui em sua composição uma quantidade igual ou superior a 400mg de sódio por 100g ou 100ml na forma como está exposto à venda.

Às vezes, a preocupação em se manter em forma é tão grande que nos perdemos no conceito de que tudo que é menos calórico é mais saudável e nem sempre é assim. Nos dias de hoje, com a correria e a falta de tempo para estar em casa e preparar as refeições, muitas pessoas vem aderindo aos alimentos light, sem mesmo precisar.

Antes de comprar, examine os rótulos dos produtos alimentícios.

Antes de comprar, examine os rótulos dos produtos alimentícios. Fique sempre atento ao que está consumindo e levando para a sua casa. Nem sempre um produto que é livre de gordura esta livre de outros possíveis elementos nocivos a sua saúde.

E lembre-se de que você é o que você come. Seu alimento é a sua imagem.

 

Eliane Petean Arena

Nutricionista

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!