O trio que rejuvenesce

Eliane Petean Arena

Nutricionista 0814-o-trio-que-rejuvenesce-site

 

Além do sorriso, temos mais três importantes cartões de visita em nosso corpo: a pele, os cabelos e as unhas. Sempre expostos, eles são imediatamente visíveis e prejudicam a nossa estética quando estão maltratados.

Mas infelizmente, muitas pessoas sofrem com o enfraquecimento e o envelhecimento dessas três estruturas que acabam denunciando os sinais da idade. Unhas fracas, cabelos  quebradiços e pele desidratada e enrugada.

Não é só por conta do envelhecimento natural que esses fatores aparecem, muitas vezes, são consequências da falta de água suficiente para manter o corpo internamente hidratado e da carência de micronutrientes, que auxiliam na manutenção e no equilíbrio da vida celular.

Sem micronutrientes e sem hidratação, nossas células e consequentemente, nosso corpo, envelhece a olhos vistos. Então, sempre é tempo de começar um tratamento de reposição de nutrientes, dentro e fora das células. E já pensando em resultados rápidos, a nutrição conta com um poderoso trio rejuvenescedor: o ginseng, o silício e a taurina.

O Panax ginseng é uma planta pertencente à família Araliceae, utilizada pelos chineses há milhares de anos para aprimorar a longevidade e a qualidade de vida. Suas propriedades farmacológicas são variadas e são encontradas na raiz da planta, utilizada sob a forma de extrato sexo. Muito utilizado na fitoterapia, o ginseng funciona como uma espécie de estimulante do sistema nervoso central, regularizando e aumentando as funções cerebrais. Associado ao tratamento do estresse, essa planta tem o poder de diminuir os sintomas da fadiga e também influi na aparência do corpo por estimular a síntese do colágeno nas células, aumentando a elasticidade e a firmeza da pele, além de auxiliar no rejuvenescimento celular.

Considerada uma “erva milagrosa”, o ginseng é um dos remédios fitoterápicos mais utilizados no mundo e bastante reconhecido por seu influir positivamente na circulação sanguínea.  Ele auxilia, também, a capacidade do corpo para o dispêndio do esforço mental e físico e ajuda na redução do cortisol e da adrenalina, dois hormônios causadores do estresse.

A taurina é um dos aminoácidos menos conhecidos, mas cada vez mais se reconhece esse micronutriente como um elemento fundamental para o aparecimento de novas espécies. Hidrossolúvel, esse aminoácido não atravessa facilmente as membranas adiposas das células, mas está presente em todas as membranas, sendo determinante em várias funções do organismo.

Nos últimos anos, tornou-se clara que a taurina é um aminoácido muito importante por seu complexo envolvimento em vários processos metabólicos.  Fundamental para a saúde da visão, do cérebro, do sistema nervoso e da função cardíaca, a taurina é um conjugador de ácidos biliares. Além desses efeitos orgânicos, sua participação na estética também é preponderante. O aminoácido fortalece e estimula o crescimento dos cabelos, tem ação antioxidante, regula as glândulas sebáceas e promove a hidratação corporal. Os principais alimentos ricos em taurina são os elementos ricos em proteínas: peixes; frutos do mar, como mariscos e ostras; aves, com carne escura de frango e peru; carne bovina; alguns alimentos de origem vegetal, como beterraba; nozes e feijão, porém em menor quantidade.

Já, o silício é um oligoelemento presente no organismo que possui ação regeneradora e reestruturante da pele. Remineralizador dos tecidos duros (ossos), ele é considerado um agente antienvelhecimento natural das paredes das artérias, da pele e dos cabelos, também contribuindo para reforçar as células do sistema imunitário.

O silício orgânico é um elemento chave dos tecidos conjuntivos que, por exemplo, na pele, é indispensável à síntese das fibras de colágeno e de elastina, conferindo-lhe elasticidade e flexibilidade. Pela sua ação, é considerado o “elemento da vida”, essencial para a manutenção de todos os órgãos. O silício aumenta síntese de colágeno e amplia a capacidade dos tecidos de reter a água, mantendo a pele hidratada por mais tempo. Além do mais, esse oligoelemento contribui para retardar o processo de envelhecimento da pele, do cabelo e das unhas. Elemento fundamental na produção da matriz óssea, o silício contribui para prevenir a osteoporose e para isso, também deve ser consumido. Alguns alimentos que são fontes de silício orgânico são: aveia, milho, arroz, cogumelos, cevada, trigo, cavalinha, frango, miúdos do frango, como coração e moela, vegetais, algas, frutos do mar.

Além de presente na alimentação antienvelhecimento, o trio – ginseng, taurina e silício -também está presente em produtos que prometem aliviar o estresse orgânico, estabilizando a condição das membranas celulares, eliminando as substancias que intoxicam o organismo e regenerando as células. Por isso, este é o Trio de Ouro.

O tempo não para e não decorre da mesma maneira para todos nós. Com as consequências do avanço da idade, alguns ficam mais prejudicados do que outros, na saúde e na aparência.  Mas, com a ajuda de uma nutrição inteligente, das novas descobertas científicas e da indústria de cosméticos, podemos se capazes de desafiar o fenômeno do tempo, demonstrando mais vigor, mais beleza e mais juventude.