O poder da macadâmia dentro e fora do corpo

De origem australiana, as árvores da macadâmia começam a dar frutos entre 6 e 8 anos de idade e com 12 anos ela já esta no auge da sua produção, chegando a produzir entre 12 e 20 quilos de noz, em cada árvore.

macadâmia

Em vários estudos realizados, a macadâmia se mostrou perfeita para quem almeja ter uma vida saudável,  até mesmo para aqueles que querem emagrecer. Pesquisas comprovam que o consumo frequente dessa noz diminui os níveis de colesterol, os riscos de inflamações, ajudando, inclusive, a perda de peso, pois uma dieta rica em gordura de boa qualidade ou monoinsaturada, normalmente encontrada em nozes e azeite de oliva puro, ajuda a perder peso e mantê-lo baixo.

A macadâmia se mostrou perfeita para quem almeja ter uma vida saudável,  até mesmo para aqueles que querem emagrecer.

De acordo com a tabela fornecida pela Sociedade Australiana de Macadame (AMS), seus princípios ativos são: Fósforo 240,8 mg; Cálcio 53,9 mg; tiamina, riboflavina e niacina 51,99 mg; proteína 9,54%; Óleo 75,50%; ácidos graxos: mirístico, palmítico, palmitoleico, esteárico, oleico, linoleico e araquídico.

A macadâmia tem um sabor e uma textura incomparável, sendo considerada a rainha das nozes, além de ser um alimento funcional. O seu consumo traz como um importante benefício para a saúde a redução dos marcadores para o estresse oxidativo, o que significa a redução da  tendência à formação de coágulos e inflamação.

Uma das propriedades mais relevantes da macadâmia é a ação antioxidante.

Realmente, uma das propriedades mais relevantes da macadâmia é a ação antioxidante, já que a principal classe de fitoquímicos presentes na noz são os antioxidantes.  Esses elementos altamente desejáveis para o organismo são “caçadores” naturais de radicais livres e portanto, importantes aliados na proteção de sistemas vivos contra a oxidação. Com o trabalho anti oxidação podem ser minimizadas doenças degenerativas, doenças cardiovasculares, entre outras.

Mas não é somente no interior do organismo que a macadâmia provoca revoluções. A pele também pode ser beneficiada com as suas propriedades. Ricas em ácido oleico, o seu óleo tem uma composição semelhante à do azeite. Na cosmética, esses óleos essenciais são incluídos em produtos recomendados para peles secas e maduras pelo seu elevado poder hidratante, nutritivo e antirrugas.

A pele também pode ser beneficiada com as propriedades da macadâmia.

Também usada em produtos farmacêuticos, a macadâmia é indicada para uso em peles muito sensíveis, desidratadas ou com irritações, além de ajudar na prevenção do envelhecimento cutâneo.

Além das propriedades antioxidante e rejuvenescedora, a macadâmia tem a vantagem de fazer bem ao coração. Incluir algumas macadâmia na dieta, duas ou mais vezes por semana, pode reduzir os riscos de doenças cardíacas fatais e ainda ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL). Além disso, as dietas veganas podem ser enriquecidas com macadâmias, que são também uma fonte saudável de gordura não saturada, cálcio e proteína.

Eliane Petean Arena

Nutricionista

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!