A solução para a intolerância a carboidratos complexos vegetais

A alimentação balanceada traz saúde e ajuda a prevenir doenças crônicas como a diabetes, as doenças do coração, alguns tipos de câncer e principalmente a obesidade.

Mas o que é uma alimentação balanceada?

É o cardápio do dia a dia que contém alimentos de diversos grupos nutricionais, principalmente carne, vegetais, legumes, arroz, macarrão, feijão, cereais,  frutas, leite e derivados e até mesmo gordura, com os níveis que atendam as necessidades nutricionais do indivíduo. Esses alimentos são fundamentais para se revezarem em nossos pratos e se dividem em grupos alimentares.

A alimentação balanceada, sem carências e sem excessos, associada a prática de exercícios físicos, é fundamental para manter o equilíbrio do organismo; aquilo que chamamos de homeostase.

Infelizmente, nem sempre é possível a digestão completa desses alimentos, pois, em algumas pessoas, não acontece a quebra natural da rafinose, durante o processo digestivo. Esse problema é a chamada intolerância a carboidratos complexos vegetais .

A rafinose está presente em alimentos como: Feijão, arroz, brócolis, couve-flor, repolho, couve, mandioca, grão-de-bico, soja, batata, milho, maçã, banana e uva.

Para muita gente, esses alimentos causam uma série de desconfortos, como: gases, inchaço e dores abdominais, entre outros.

A boa notícia é que esse tipo de intolerância tem tratamento e se você tem esse problema não é preciso abandonar esses nutrientes tão importantes da sua alimentação.

Para conviver bem com a digestão da rafinose é necessário incluir no cardápio a enzima Alfa Galactosidase, que previne os sintomas e desconfortos causados por certos alimentos. Essa enzima é indicada pela nutricionista para ajudar no processo digestivo, diminuindo as causas da intolerância e proporcionando maior conforto a pessoas que são intolerantes a carboidratos complexos vegetais.

Esta enzima não é medicamento e pode ser consumida em forma de saches para adultos numa concentração de 2g cada. Polvilhada em cima do prato de comida já pronto (e não no modo de preparo de receitas), a enzima é um aliado da ciência moderna nos tratamentos nutricionais.

Eliane Petean Arena

Nutricionista

Gostou deste artigo?

Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!