Dieta ou reeducação alimentar?

 

 Eliane Petean Arena

Nutricionisa

 

Vou ter que fazer dieta a vida inteira para permanecer bem?   1023-dieta-ou-reeducacao-alimentar-site

Essa é a pergunta que angustia muita gente. Mas, primeiro, é preciso entender que há uma grande diferença entre fazer dieta e fazer reeducação alimentar.

A dieta é uma orientação nutricional direcionada as pessoas com problemas de saúde específicos, enquanto que a reeducação alimentar é um processo usado por pessoas saudáveis que desejam melhorar seu padrão alimentar e sua qualidade de vida.

Às vezes, nos deparamos com uma variedade de dietas que prometem milagres, mas será que elas realmente resolvem? Aparentemente são inofensivas, mas podem trazer riscos a saúde quando feitas sem uma orientação adequada a cada tipo de necessidade individual. Podemos dizer que o termo dieta é mais adequado no caso de doença, crônico ou agudo.

A partir de uma avalição do estado nutricional, da antropometria, de exames e avaliações nutricionais e da anamnese, o nutricionista é capaz de reconhecer o quadro de necessidades e deficiências alimentares do paciente, podendo montar um programa individualizado e orientado.

Muitas dietas da moda aparecem prometendo milagres em curto prazo, mas nem sempre isso acontece, além do que podem acabar por trazer prejuízos à saúde por serem elaboradas de forma tão restritiva que colocam o organismo em risco nutricional.

Algumas dietas ajudam a perder peso realmente, mas por restringir um ou mais grupos de alimentos, e isso faz com o que o corpo sofra podendo contrair algumas doenças, ate mesmo desnutrição e falta de energia.  Muitas não obtêm sucesso porque, depois de um tempo, a pessoa desiste, fica cansada com a monotonia de comer sempre a mesma coisa e assim retorna aos antigos e prejudiciais hábitos alimentares, recuperando o peso novamente e dando origem ao famoso efeito sanfona.

Como vivemos em uma sociedade onde a alimentação é um sinônimo de manifestação de hospitalidade, eventos e comemorações, nossa cultura alimentar está intimamente ligada com as emoções. Esse é um dos motivos pelos quais não poderíamos viver de dietas para sempre. É principalmente nesse contexto que surge o conceito da reeducação alimentar que nada mais é do que um processo de mudança de hábitos cotidianos e a conscientização sobre as coisas que nos fazem mal e que nos proporcionam o bem estar.

Reeducar o corpo para se alimentar é um trabalho que tem como objetivo unir a parte nutricional com o aprendizado intelectual e a gastronomia. Com pequenas mudanças na conduta alimentar cotidiana, já é possível consumir alimentos saudáveis e saborosos.

Nesse processo, o nutricionista age de forma estratégica, criativa e inteligente para verificar os erros e acertos de uma alimentação individual. A partir daí, ele estimula a pessoa a aprender a comer de tudo de maneira equilibrada, evitando riscos desnecessários e contínuos. A partir dai, quando essa nova alimentação se tornar um habito diário, esses acertos certamente farão com que as pessoas percam peso de forma gradual e, o que é melhor, vendo resultados na estética, na manutenção da juventude e da saúde em geral.

Então, sabendo da grande diferença que existe entre a dieta e a reeducação alimentar, fica fácil decidir por aquela que melhor vai se adaptar a sua necessidade.

Hábitos saudáveis, com o tempo, nos deixam mais harmoniosos e mais felizes. Esse é o principal caminho por onde segue a nutrição.