Creatinina, quando usar?

Quer um corpo lindo, saudável e em forma?

Então, aproveite os recursos descobertos pela ciência para ajudar no seu trabalho de condicionamento e escultura corporal. De acordo com as mais modernas pesquisas, fazer atividade física apenas, não basta. A alimentação e os suplementos também devem fazer parte da rotina das pessoas que querem uma vida saudável e um corpo jovem, em forma.

0903-creatina-site

A creatinina é um desses elementos nutricionais que dão uma grande ajuda para aqueles que desejam ter um desempenho melhor na prática dos exercícios. Composto encontrado em alimentos de origem animal (carnes vermelhas e peixes), a creatinina tem um papel fundamental na contração muscular, já que age como um verdadeiro reservatório de energia. Quando se faz uso da creatinina, ela puxa a agua do lado de fora para dentro da célula, gerando uma grande tensão nas membranas, o que faz a mesma crescer, ou seja, o musculo acaba se desenvolvendo mais rápido, aumentando a massa magra do corpo em pouco tempo.

Além de ajudar na criação de nova massa muscular e colaborar com a performance do atleta no desempenho de atividade físicas de curta duração e alta densidade, pesquisas recentes têm mostrado a eficácia da creatinina no tratamento de pessoas que possuem algum tipo de doença neuromuscular, como a esclerose múltipla.

Por outro lado, como ocorre com todos os suplementos, o uso abusivo da creatina ou contraindicado da creatinina pode causar desconfortos gastrointestinais, ganho de peso, câimbras e até mesmo o surgimento de acnes.

Como é considerada uma espécie de combustível, se bem indicada, a creatinina pode ser usada diariamente, mas o mais adequado é consumi-la imediatamente após os treinos. Estudos estão comprovando que a absorção dos nutrientes é maior após o treino e a ingestão desse composto é melhor aproveitada quando unida a outro alimento fonte de carboidrato simples (alimentos que aumentam a fonte de insulina). O motivo disso é que a creatinina ingerida em um dia só vai ser usada pelo corpo no dia seguinte, isso levando em conta a predisposição individual de cada organismo. Essa peculiaridade faz com que seja necessário observar a resposta orgânica do corpo, experimentando ingerir a creatinina em diferentes horários.

Ate mesmo nos dias em que a pessoa não vai para a academia é recomendável que tome a creatinina, pois essa é uma maneira e saturar as células com esse suplemento. Doses de 3 a 5g diárias é o mais recomendado, pois o excesso da dosagem é eliminado pela urina. Quando tomada de forma correta seus resultados são breves e em torno da segunda semana de uso já é possível nota as diferenças no corpo.

Muitas pessoas acham que a creatinina engorda, mas não é isso que acontece. Na verdade, ela trabalha retendo líquido, por isso hidrata as células e uma célula hidratada pode ser muito mais metabólica. Como o suplemento também auxilia no ganho de massa magra, isso também importa na otimização do sistema metabólico. Com essas importantes características, a creatinina pode ajudar na queima corporal da gordura indesejada, possibilitando um corpo mais definido.

A qualidade da creatinina deve ser bem observada na hora da compra. Prefira a qualidade “monihidratada” e tome cuidado com aquelas que possuem mais sódio na composição, o que nem sempre é descrito no rótulo e pode acabar resultando em inchaço, problemas para a saúde e principalmente para os rins.

Para acelerar o efeito da creatinina é aconselhável fazer uma dieta rica em proteínas e um treino bem orientado com pesos e repetições moderadas. Seja qual for seu objetivo, ganhar músculos ou adquirir um corpo definido, a creatinina pode ser um componente essencial, pois ela aumenta os níveis de ATP, gerando os resultados tão desejados.

Consulte um nutricionista que avaliará a introdução da creatinina na sua rotina alimentar diária.

Eliane Petean Arena

Nutricionista

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!