Cabelos e unhas também precisam de nutrição

Os cabelos são partes integrantes do nosso organismo. Composto de 90% de queratina, os fios de cabelo possuem uma rica estrutura com cera de 18 aminoácidos, 8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio, ácido glutâmico, além de minerais como cobre, ferro, zinco, cobalto e alumínio.

0308_Centro-Nutrição-Celular_Artigos_Cabelos-e-unhas-também-precisam-de-nutrição-SITE

Muita gente se preocupa apenas quando os cabelos caem, mas o simples ressecamento já é o primeiro sinal de que eles estão desnutridos e essa perda de umidade acaba provocando danos crescentes e maiores, uma vez que ocorre a diminuição da coesão entre as células capilares.

Quando deixamos de beber água, a desidratação atinge a saúde dos cabelos, assim como a falta de alimentos também afeta profundamente a beleza natural dos fios, o crescimento e a renovação capilar. Enfim, qualquer fator do organismo que diminua os processos de síntese de proteínas, repercutirá sobre a aparência dos cabelos.

A prática de regimes radicais ou qualquer condição de saúde que nos afete, produzindo estados de desnutrição, modificam a nossa condição capilar e muitas vezes, imaginamos que a má aparência, a queda ou a quebra dos fios seja apenas uma questão estética e passamos a investir em cremes, shampoos e tratamentos de cabeleireiros.

A falta de vitaminas, proteínas ou óleos essenciais, causam o aumento do número de folículos em fase de repouso, o que provoca o afinamento dos fios, a perda do brilho, a interrupção do crescimento e até mesmo, a temida queda.

Da mesma forma que os cabelos, as unhas também refletem um panorama de nosso estado global de saúde. Formadas de uma proteína fibrosa, chamada queratina, as unhas podem ser fortes ou frágeis e quebradiças, quando algum elemento nutricional falta em nossa constituição.  Até mesmo a cor pode ser afetada e muitas vezes, o engrisalhamento pode ser fruto da ausência de vitaminas importantes.

Existem vários tipos de irregularidades que podem se manifestar nas unhas das mãos e dos pés e esses sinais indicam, quase sempre, algum problema de saúde ou deficiência nutritiva. Regimes radicais e falta de água afetam a beleza das unhas e por isso, para mantê-las sempre bonitas e saudáveis, é preciso manter bons hábitos alimentares.

Sinais como listras que aparecem de forma horizontal nas unhas, é uma indicação de que a pessoa tem deficiência de vitaminas do complexo B em sua alimentação. Unhas secas e quebradiças, demonstram a falta de cálcio.

A deficiência de vitamina C e de ácido fólico pode ser uma das causas do aparecimento de problemas de desenvolvimento e formação da superfície das unhas.

Por tudo isso, para ter unhas sempre fortes, devemos ingerir nutrientes que ajudam o organismo a produzir queratina e outras proteínas importantes para a formação das estruturas.

E então, quais são as dicas nutricionais para um cardápio que beneficie as unhas e cabelos?

 

Para nutrir os cabelos

0308_Centro-Nutrição-Celular_Artigos_Cabelos-e-unhas-também-precisam-de-nutrição-SITE-01

 

Consuma:

Beta-caroteno (vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa), a vitamina A (fígado, na gema de ovo, no leite em seus derivados) e B (vísceras, carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes) – ajuda na síntese de todos os tecidos do corpo, e por isso é importante para o crescimento do cabelo.

Zinco (existente nas ostras, fígado, leite e farelo de trigo) – estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Aminoácidos, lisina, cisteína e prolina (encontrados em carnes) – são as matérias-primas para a construção dos fios. Uma alimentação equilibrada ajuda na boa saúde dos cabelos, mas fatores com a hereditariedade, estresse e uso constante de alguns medicamentos, têm grande influência na integridade dos fios.

Biotina (encontrados em fígado, rim, ovos, peixes, castanhos e nozes) – pode prevenir a progressão da calvície e restaurar o cabelo, apenas nas condições em que seu déficit nutricional seja a causa básica do problema.

Cisteína (fonte alho, cebola, brócolis, couve-de-buxelas, aveia e germe de trigo) – indicada para queda de cabelo. Deve ser ingerida associada com vitamina C (limão, acerola, abacaxi, maracujá).

Vitamina B12 (levedo de cerveja, cereais integrais, leite, vegetais verde, batata, peixes, ovos e carnes)  – sua deficiência pode apresentar quadro de alopecia, engrisalhamento precoce, ressecamento cutâneo, e fragilidade das unhas.

Vitamina B2 (abacate, amêndoa, nozes, castanha, soja, brócolis, espinafre, carne, verduras, ovos e ervilha) – indispensável ao crescimento celular, responsável pela manutenção e integridade de tecidos plásticos pele, unhas e cabelo.

Zinco (ostra, carne, aves, castanha de caju, amêndoas e feijão) – é necessário à síntese de proteína que carreiam a vitamina A através do sangue; libera a vitamina A estocada no fígado e regula os níveis de vitamina circulante, tornando disponível nos tecidos.

 

Para nutrir as unhas

0308_Centro-Nutrição-Celular_Artigos_Cabelos-e-unhas-também-precisam-de-nutrição-SITE-02

 

Consuma em sua rotina alimentar:

Fontes de vitamina C: Laranja, pimentão amarelo, mamão e morango.

Fontes de vitamina E: Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais.

Fontes de biotina: peixe de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais.

Fontes de vitaminas do Complexo B: ovo, carne, aves e leite.

 

ELIANE PETEAN ARENA

Nutricionista

Gostou deste artigo?

Clique aqui e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde! Não se esqueça de curtir nossa página no facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Centro Nutrição Celular!