Betacaroteno e o Nutriverão

Verão chegando! Piscina, praia e o sol… Tudo muito convidativo! E vem aquela vontade de pegar um bronzeado, mas sem maltratar a pele, principalmente as mais branquinhas.Então, a hora é de investir em alimentos ricos em betacaroteno

 

0115-Artigo-Betacaroteno-e-o-Nutriverao-SITE

 

Betacaroteno é a maior fonte de carotenóides existentes na natureza. Os carotenóides são os pigmentos, que vão do amarelo ao vermelho, presentes de forma generalizada,entre as plantas. O caroteno é uma provitaminada vitamina A, ou seja, uma substância que se tornará uma vitamina, depois de passar por reações químicas no organismo.

 

quando a intenção é o bronzeamento,o betacaroteno deve deve começar a ser ingerido alguns dias antes da exposição ao sol

Excelente antioxidante, ele favorece o combate aos radicais livres e também reage à radiação solar. A oxidação do betacaroteno promove um aspecto de bronzeado dourado e contribui para sua duração por mais tempo, pois a provitamina age como refletora dos raios solares e atua na formação da melanina, pigmento responsável por dar cor à nossa pele. Mas, quando a intenção é o bronzeamento,o betacaroteno deve deve começar a ser ingerido alguns dias antes da exposição ao sol ( mais ou menos 20 dias), para que o elemento consiga atingir a epiderme da pele, o que vai  ativar sai função de maior permanência do bronzeamento produzido pela melanina e também a proteção contra os raios UVB e UVA.

 

Recomenda-se consumir em media três colheres de sopa do alimento, seja no suco ou nas refeições. Além disso, há ofertas de betacaroteno em cápsulas, no mercado, que você pode consumir, durante as refeições principais, uma vez ao dia. A dosagem recomendada é baseada na idade: de 9 a 12 anos, 120-150 mg; de 13 a 16 anos, 150-180 mg;  16 anos, 180 mg; adultos acima de 18 anos, de 30 a 300mg/dia. Não é aconselhável usar simultaneamente a vitamina A, pois isto poderia ocasionar uma hipervitaminose.

 

Para a função de fotoproteção e bronzeamento, recomenda-se a dose diária de 100mg, por um período de 2 a 3 semanas.

 

Alguns alimentos, ricos em betacaroteno, devem estar presentes no seu prato para manter um bronzeado saudável e duradouro, começando pelas frutas que  são indispensáveis.

Mamão, caqui e manga são fortes aliados da cor do verão. Sucos naturais com cenoura, espinafre, laranja e hortelã ficam uma delícia e são bombas de betacaroteno! O ideal é consumir de três a cinco porções de frutas por dia e de quatro a cinco porções diárias de verduras e legumes.

Os legumes e verduras que agem a seu favor no bronzeamento, são: abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura e pimentão. Os vegetais são: agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho.

o excesso de betacaroteno pode levar à tonalidade amarelada na pele

Mas lembre-se que o excesso de betacaroteno pode levar à tonalidade amarelada na pele, principalmente na palma das mãos e na planta dos pés. Se passar do ponto, basta reduzir o consumo para o efeito desaparecer.

Além de auxiliar no bronzeamento o betacaroteno é responsável por auxiliar na metabolização das proteínas pelo fígado. Ele regula também a formação de cartilagens e é importante para a saúde da visão, das mucosas e da pele.

A falta de betacaroteno na alimentação pode causar alguns problemas, tais como: distúrbios na visão; secura nos olhos; cegueira noturna; problemas na pele; perda de vitamina C; queda na resistência imunológica; e em crianças prejudica o desenvolvimento e crescimento.

 

Eliane Petean Arena

Nutricionista