Batata Doce: o carboidrato do bem

Conhecida também como batata-da-terra e batata-da-ilha, esse alimento é um dos mais nutritivos que temos a nossa disposição. A batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção pelo organismo é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras).

1120-Batata-Doce-o-carboidrato-do-bemSITE

Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C. Segundo pesquisadores, a batata-doce é rica em fitoesteróides, compostos orgânicos que são convertidos pelo corpo em hormônios como testosterona.

Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C.

Além dos micronutrientes, a batata doce é um alimento bastante rico em fibras alimentares solúveis e insolúveis, o que proporciona benefícios, tais como o aumento na saciedade, aumento no controle da glicemia pós-prandial, melhora no impacto insulínico, melhora no fluxo e na saúde intestinal, melhora nos controles de colesterol séricos, entre outros.

Com todas essas propriedades, a batata doce vem sendo muito usada na alimentação de atletas e fisiculturistas, por ser responsável pelo aumento da massa corporal. A preferência pela batata doce, por este público, está diretamente relacionada ao seu poderoso índice glicêmico, que nada mais é do que a interpretação da velocidade que a glicemia aumenta na nossa corrente sanguínea.

Sem os nutrientes necessários, o corpo não consegue reconstruir o tecido muscular que foi danificado durante o treino e consequentemente ao invés de ganhar massa muscular, a pessoa acaba perdendo.

A Batata doce tem ajudado muitas pessoas a perder peso e a ganhar músculos.

A batata doce é chamada de carboidrato do bem por possui baixo índice glicêmico que entra na corrente sanguínea, é quebrado de maneira lenta e, da mesma forma, é liberado em forma de glicose para os pontos que necessitam. Com essa característica, esse alimento tem ajudado muitas pessoas a perder peso e a ganhar músculos.

O horário para o consumo vai depender do tipo de treino e do objetivo de cada pessoa. Mas, por ser rica em carboidratos, é interessante que seja ingerida antes da atividade, para fornecer energia ao corpo. O tempo, varia de acordo com o organismo de cada um, mas a sugestão é que seja em torno de 60 a 90 minutos antes de malhar.

Agora, se o objetivo for a hipertrofia muscular, que provoca o crescimento visível da musculatura, a alimentação pós-treino pode conter carboidratos, em associação à proteína. Inclusive, a batata doce.

Uma dica é cozinhar a batata-doce com a casca, evitando a perda dos micronutrientes. Para potencializar os ganhos que essa batata provê, é interessante associá-la a uma proteína. Entre as proteínas que podem ser associadas à batata doce, a carne branca tem alto valor biológico, com menos gordura que a carne vermelha.

A batata doce pode ser consumida em sua totalidade, já que, no geral, apresenta muitos benefícios, incluindo raízes e folhas. As raízes podem ser consumidas assadas, fritas e até mesmo cozidas. Uma ótima opção é comer as folhas, em sopas ou refogadas.

Diante de tanta doçura ela não pode ficar fora do cardápio de ninguém, principalmente dos praticantes de atividades físicas.