As nozes e a nutrição

Eliane Petean Arena

Nutricionista

 

Tradicionalmente consumida no Natal, a noz é um alimento proveniente de um fruto da árvore 1211-As-Nozes-e-a-Nutricao-sitenogueira, comum na Europa e na Ásia. Apesar de bastante calórica, com aproximadamente 698 Kcal, em 100 gramas de fruto, os benefícios das nozes são muitos e comprovados no controle da pressão arterial, na redução da taxa do colesterol ruim, o LDL, e até no processo de cicatrização.

As nozes são, entre outras frutas, importantes componentes da ceia natalina, consumidas naturalmente, ou gastronomicamente utilizadas em doces, bebidas, torradas ou como ingredientes de refeições cruas.

Apesar de badalada no Natal, ela deveria estar mais presente em nossa alimentação cotidiana. Seu consumo oferece enormes benefícios para a saúde, já que ela contém uma grande quantidade de minerais e vitaminas do complexo B, vitamina A e C, Omega-3 e 6 ,zinco potássio e arginina, elementos muito úteis para manter nosso organismo saudável e ativo.

A noz também nos fornece quantidades significativas de antioxidantes, que beneficiam as células.  Na listagem de benefícios oferecidos pelas nozes também estão os ácidos graxos poli-insaturados, ácido fólico e magnésio, componentes que, uma vez consumidos, nos ajudam a reduzir o colesterol ruim.

Por conter uma quantidade poderosa de antioxidantes, a noz ajuda a prevenir doenças neurovegetativas, envelhecimento celular e alguns tipos de câncer. O uso constante da fruta pode ajudar, de forma significativa, no tratamento do Alzheimer, já que ela ajuda a retardar o envelhecimento das células, impedindo que elas se oxidem e se inflamem, sendo esse o principal fator para que essa doença tenha inicio.

As nozes também possuem um alto teor de cálcio, que ajudam no fortalecimento dos ossos, sendo, portanto, uma forte aliada das mulheres e dos idosos que sofrem mais com as mudanças hormonais, quando a osteoporose tem uma forte propensão a aparecer.

Possuem também lectina e vitamina B que atuam diretamente no sistema nervoso, aumentando a capacidade intelectual.

Lembrando também que as nozes são muito calóricas, elas podem ser incluídas na alimentação diária como qualquer outro alimento, sem exageros.

O seu consumo pode ajudar no combate a diabetes tipo 2, arteriosclerose, além de também combater o colesterol ruim, melhorar a função cognitiva durante o envelhecimento, ajudar na prevenção dos  problemas do sistema nervoso, dos problemas cardíacos, fadiga e cansaço físico.

Além de proporcionar tantos benefícios a nossa saúde e ao nosso corpo, o consumo de nozes nos dá a sensação de fome saciada, o que consequentemente evita que comamos várias vezes durante o dia. Ela também tem sido muito empregada na estética, já que o óleo retirado das nozes é instrumento de fabricação de cosméticos.

Diante disso tudo, a noz é a prova de que bons alimentos podem vir de pequenos alimentos e que as alegrias do renascimento não precisam ser restritas apenas a época do Natal.

Viva a noz!