A doença autoimune a nutrição

 

 Eliane Petean Arena

Nutricionista

 

O sistema imunológico humano consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser 1002-A-Doenca-Autoimune-e-a-Nutrcao-sitemicrorganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhentos).

As doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico produz anticorpos (células de defesa) que atacam estruturas do próprio organismo.

As causas dessa incapacidade de distinguir entre os tecidos saudáveis do corpo e os antígenos, são desconhecidas. Uma das teorias, indica que alguns micro-organismos (como as bactérias ou os vírus), bem como alguns medicamentos, podem desencadear essa confusão, principalmente nas pessoas que já possuem, em seus genes, a probabilidade de desenvolver as doenças autoimunes.

Uma doença autoimune pode causar a destruição de um ou mais tipos de tecidos do corpo, o crescimento anormal de um órgão e ainda, alterações na função de um órgão. Há diversos tipos diferentes de doenças autoimunes que podem afetar órgãos e sistemas orgânicosno corpo, chega a quase 80 tipos de diferentes desordens, dentre as quais, podemos citar: o diabetes, a psoríase, a esclerose múltipla, o lúpus, a hepatite, etc.

São alguns sinais e sintomas dessa disfunção: o cansaço, a febre, o desânimo, o emagrecimento e o mal estar geral, porem não existe um sintoma especifico da doença, pois cada uma tem seu próprio quadro clinico, sendo a única semelhança entre eles, a o origem na autoimunidade. O tratamento da maioria das doenças autoimunes consiste na inibição do sistema imunológico através de drogas imunossupressoras (medicamentos para controlar ou reduzir a resposta do sistema imunológico), mas não existe um tratamento único que sirva para qualquer doença autoimune, já que cada uma tem seu próprio tratamento especifico.

A nutrição tem um papel fundamental na etiologia de diversas doenças autoimunes. A escolha do tratamento usado depende da doença específica e da particularidade de seus sintomas. Alguns pacientes podem necessitar de suplementos para repor um hormônio ou vitamina ausente no corpo. Exemplos disso são os suplementos para a regulagem da tireoide, as vitaminas, como a B12 e as injeções de insulina. Se a doença autoimune afetar o sangue, pode ser necessária a transfusão de sangue.

A alimentação é uma das principais aliadas das células de defesa. Na quantidade adequada, certos nutrientes podem, entre outras coisas, aumentar o número dessas células no corpo, estimulando a sua ação, quando o organismo se depara com um quadro de infeção.

Conheça alguns dos alimentos que estão sempre prontos para defender o seu organismo com um guerreiro incansável. São eles: o açaí,  o alho, as amêndoas, a batata doce, o brócolis, a castanha do Pará, a cebola, o chá verde, os cogumelos, o espinafre, o gengibre, o germe de trigo, a melancia, o repolho, o tomate, as frutas cítricas, o levedo de cerveja, os pro bióticos, os vegetais verdes escuros e o pólen de abelhas.

Uma alimentação saudável auxilia o sistema imunológico na luta contra vírus, bactérias e outros agentes causadores das doenças.  Mesmo o organismo possuindo uma defesa natural, é possível deixa-lo mais preparado para combater esses agentes nocivos, retardando ou evitando,  assim, o surgimento de muitos problemas.