A chia e a queima de gorduras

Conhecida como um superalimento, essa pequenina vem fazendo milagres por onde passa!

Da família das lamiaceas, de origem da Guatemala, mais conhecida como Chia, ela é uma semente com propriedades nutricionais riquíssimas para a saúde.

chia

Um dos principais componentes da semente de Chia é o ômega-3, alias a semente da chia é uma das suas mais ricas fontes conhecidas, tanto animal quanto vegetal.

Um dos principais componentes da semente de Chia é o ômega-3

O cálcio encontrado é cinco vezes maior que a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. E em estudos recentes foi descoberto que ele ajuda a queimar a gordura do organismo.

A chia possui altas concentrações de fibras alimentares, o que faz dela uma forte aliada nas dietas e na boa digestão. Tem mais concentração de magnésio e manganês dos que as nozes e o espinafre. Além disso, é extremamente rica em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento, até hoje.

Sendo uma fonte de proteína completa, a chia fornece todos os aminoácidos essenciais necessários. Os ácidos cafeico e clorogênico presentes, provêm a chia com três vezes mais antioxidantes do que as famosas uvas-do-monte.

Sendo uma fonte de proteína completa, a chia fornece todos os aminoácidos essenciais necessários.

Em uma analise nutricional, em 100 gramas de chia, foram constatados 595 kcal de energia, 44g de carboidratos, 31g de lipídeos e 16g de proteínas.

Hoje, como vivemos em busca da uma vida cheia de saúde e ainda por cima com um corpo bonito a chia, é uma ótima aliada, dando uma força na dieta e ajudando a secar aquelas gordurinhas indesejadas. Ela tem funções como de saciedade, visto que suas sementes são mucilaginosas, isso quer dizer ricas em fibras que, ao entrarem em contato com a agua, irão formar um gel no estomago, tornando a digestão mais lenta e assim proporcionando uma sensação de saciedade por um tempo mais longo.

Como as fibras tem o poder de regularizar o intestino, a chia exerce também o papel de desintoxicar o organismo, deixando-o livre de tudo o que faz mal, além de combater a inflamação. Como sabemos, a gordura é um processo inflamatório do organismo que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. O ômega-3 presente na chia combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

Segundo estudos ingleses publicados no British Journal of Nutrition, na Inglaterra, a semente de chia acelera o metabolismo e facilita a queima de gordura, especialmente na região da barriga e cintura. O cálcio, também encontrado em abundância na semente, ajuda a eliminar a gordura ingerida na dieta. Ou seja: a chia é uma ótima aliada para quem quer conquistar uma barriga chapada!

A chia é uma ótima aliada para quem quer conquistar uma barriga chapada!

Quanto à quantidade diária, não há uma especificação estabelecida. Em testes obtiveram resultados positivos nas pessoas que consumiram ate 25g da semente, aproximadamente uma colher de sobremesa, lembrando que, sendo a chia calórica, o seu uso abusivo pode gerar um aumento de peso.

Usada crua, triturada, em forma de gel ou na forma de óleo, a chia pode e ser adicionada nas mais diversas receitas do seu cardápio diário e até salpicada sobre saladas e recheio de sanduíches.

Eliane Petean Arena

Nutricionista

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!