A biomassa da banana no controle da glicemia

A glicemia é a taxa de concentração de glicose no sangue e esse resultado tem relação com a insulina produzida pelo pâncreas e com a quantidade de carboidratos que ingerimos no dia a dia. Então, dessa maneira concluímos que o alto consumo dos carboidratos é o que provoca a elevação da glicemia, pois geralmente o pâncreas é que trabalha para compensar os excessos, produzindo mais insulina para que a glicose seja absorvida. Mais grave ainda é quando o pâncreas não consegue produzir esse aumento de insulina, pois aí surge o quadro do diabetes.

A glicemia é a taxa de concentração de glicose no sangue e esse resultado tem relação com a insulina produzida pelo pâncreas e com a quantidade de carboidratos que ingerimos no dia a dia.

O carboidrato é o vilão das dietas, talvez ate mais do que as gorduras, isso porque ele eleva em demasia a quantidade de insulina presente no sangue, aumentando assim a gordura visceral, que é aquela que se acumula por entre os órgãos. Então, devemos estar atentos, pois quase todos os alimentos possuem carboidrato em sua composição. Pães, frutas e até legumes são fontes de carboidratos, mas a questão é saber dosar a quantidade desse consumo para manter a glicose sempre na medida certa.

Dentre os alimentos para o controle da glicemia encontramos a banana verde. Composta de proteínas, em relação aos aminoácidos predominam a asparagina, glutamina e histidina, além de vários outros nutrientes importantes, tais como vitaminas e os sais minerais. As principais vitaminas presentes na banana são as vitaminas A, C e complexo B (B1, B2 e niacina), isso além do potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Apresenta ainda, ferro, manganês, iodo, cobre, alumínio e zinco. Fonte de carboidrato e energia, a banana verde possui, no máximo, 2% de açúcares.

Dentre os alimentos para o controle da glicemia encontramos a banana verde.

Seus carboidratos são denominados carboidratos complexos, (que são o amido e os polissacarídeos não amiláceos.) que não são digeridos e absorvidos no intestino delgado, podendo ser chamados de alimentos prebioticos já que são fermentados no intestino grosso. É nesse importante órgão da digestão que os carboidratos complexos da banana verde irão produziir as substancias que vão ser fonte de energia para as bactérias benéficas do intestino, que são responsáveis pela absorção dos nutrientes e por impedir a entrada de substancias que são maléficas para o organismo.

A banana verde é rica em amido resistente, uma fibra total que nosso corpo não consegue digerir e precisa ser fermentado pelas bactérias intestinais, por isso ela funciona como as fibras alimentares, ajudando no trânsito intestinal e promovendo a saciedade. Os subprodutos dessa fermentação ajudam no controle da glicemia, do colesterol e em especial na saúde intestinal.

Essa banana ainda é considerada um alimento de baixo índice glicêmico, por isso sua digestão e absorção são mais lentas, o que faz com que a glicose seja liberada gradativamente no sangue, mantendo os níveis controlados, evitando picos e insulina e contribuindo para a prevenção do desenvolvimento de diabetes.

A biomassa de banana verde é um purê obtido a partir da fruta. Fácil de fazer, quase sem gosto, a massa é bem neutra, podendo ser usadas como ingrediente em receitas, doces ou ate mesmo salgados, em substituição as farinhas convencionais. A massa da banana pode também ser usada para dar liga ou engrossar outros ingredientes no preparo de receitas ou ser adicionada em sucos e vitaminas de frutas.

Existem três tipos de biomassa de banana verde. A biomassa P que é a da polpa, a biomassa F que é a de fibra, utilizando a casca da banana verde, e a biomassa integral, com a casca e a polpa.

 

Receita da Biomassa da Polpa

glicemia

Ingredientes para 10 porções:

10 bananas verdes com casca;

Água fervente suficiente para cobrir as bananas.

Modo de Preparo

Lave as bananas com bucha e sabão. Leve ao fogo, coberta por água fervente, em panela de pressão. Após oito minutos de pressão, desligue e deixe por mais quinze minutos sem abrir a panela. Descasque as bananas e bata no liquidificador com parte da água de cozimento.

Eliane Petean Arena

Nutricionista

Gostou deste artigo?

CLIQUE AQUI e confira outros artigos nutricionais para cuidar de sua saúde!